Buscar

Explique os metodos da hermenêutica constitucional???

Hermenêutica Constitucional

💡 2 Respostas

User badge image

Joyce Leonardo

Bom dia Arthur, tudo bem?

Primeiramente é importante compreender que a hermenêutica constitucional nada mais é que uma grande "rede" de mecanismos, ferramentas para realizar a interpretação da Constituição Federal. Os métodos se dividem em Clássicos (criados por Savigny, sendo que não são excludentes) e os métodos da denominada "nova hermenêutica constitucional" (divididos entre vários autores). 

Os clássicos são: a) Gramatical: Interpretação literal do texto constitucional, da norma objeto de estudo. b) Sistemático: Neste método busca-se interpretar não apenas uma norma,um dispositivo constitucional mas sim em conjunto com todo o sistema legislativo. Todas as outras leis, códigos, atos normativos, etc. c) Histórico: Interpretação feita levando-se em consideração o contexto histórico em que a Constituição Federal foi escrita e promulgada. Tem a ideia de que deve ser feita uma interpretação histórica do "passado" desse instituto para que se chegue a uma interpretação dos dias atuais. d) Sociológico: Devemos interpretar a Constituição Federal sob a perspectiva da realidade social. e) Teleológico ou Finalista: Este método busca interpretar os dispositivos constitucionais buscando a finalidade da norma, que pode ultrapassar o texto literal, e se desenvolve basicamente à luz dos princípios constitucionais. 

Os métodos da nova hermenêutica constitucional são: a) Método tópico-problemático: Neste método a interpretação é realizada após a análise do caso concreto, para que dessa forma se chegue a uma compreensão sobre qual norma aplicar a situação real. 

 

Faltaram três métodos da nova hermenêutica, mas como já faz tempo que vi esse assunto, vou te deixar um link bacana pra entenderes melhor: http://www.conteudojuridico.com.br/pdf/cj033122.pdf

5
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Paulo Gustavo Gonet Branco apresenta os seguintes métodos:

  1. método clássico
  2. método da tópica
  3. método cientícido-espiritual
  4. método hermenêutico-concretizador
  5. método jurídico-estruturante

 

  • método clássico

“O método clássico preconiza que a Constituição seja interpretada com os mesmos recursos interpretativos das demais leis, segundo as fórmulas desenvolvidas por Savigny: a interpretação sistemática, histórica, lógica e gramatical. A interpretação constitucional não fugiria a esses padrões hermenêuticos, não obstante a importância singular que lhe é reconhecida para a ordem jurídica”

 

  • método da tópica

“o método da tópica toma a Constituição como um conjunto aberto de regras e princípios, dos quais o aplicador deve escolher aquele que seja mais adequado para a promoção de uma solução justa ao caso concreto que analisa. O foco, para o método, é o problema, servindo as normas constitucionais de catálogo de múltiplos e variados princípios, onde se busca argumento para o desate adequado de uma questão prática.”

 

  • método científico-espiritual

“Enxerga-se a constituição como um sistema cultural e de valores de um povo, cabendo à interpretação aproximar-se desses valores subjacentes à Constituição. Esses valores, contudo,  estão sujeitos a flutuações, tornando a interpretação da Constituição fundamentalmnete elástica e flexível, submetendo a força de decisões fundamentais às vicissitudes da realidade cambiante.”

 

  • método hermenêutico-concretizador

“O caso concreto, o problema a ser deslindado, também é importante para o método hermenêutico-concretizador, mas, diferentemente do método da tópica, o primado não é do problema, mas do texto constitucional. a tarefa hermenêutica é suscitada por um problema, mas, para equacioná-lo, o aplicador está vinculado ao texto constitucional. para obter o sentido da norma, o intérprete arranca da sua pré-compreensão do significado do enunciado, atuando sob a influência das suas circunstâncias históricas concretas, mas sem perder de vista o problema prático que demanda a sua atenção. O intérprete estabelece uma mediação entre o texto e a situação em que ele se aplica.”

 

  • método jurídico-estruturante

“Enfatiza-se que a norma não se confunde com o seu texto (programa normativo), mas tem a sua estrutura composta também pelo trecho da realidade social em que incide (o domínio normativo), sendo esse elemento indispensável para a extração do significado da norma. O intérprete não pode prescindir da realidade social para realizar a sua tarefa hermenêutica.”

 

Fonte: Curso de Direito Constitucional. 11ª ed. pg. 89-91

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais