Buscar

Qual tratamento mais eficaz para a doença de Adisson?

💡 3 Respostas

User badge image

Karine Filot

https://minutosaudavel.com.br/doenca-de-addison/

"Qual o tratamento?

O tratamento da doença de Addison, quando realizado de forma correta, é eficaz, possibilitando que o paciente desenvolva suas atividades diárias normalmente. Doenças relacionadas também podem ser tratadas.

A tuberculose, por exemplo, pode ser tratada através de antibióticospor pelo menos 6 meses. Porém, distúrbios no sistema imunológico não podem ser curados.

O tratamento consiste em medicamentos via oral ou intravenosa:

Medicação

Devido a pouca produção dos hormônios pelas glândulas adrenais, a reposição é recomendada. Uma das alternativas é o uso de corticosteroides (esteroides) em substituição ao cortisol e aldosterona. Geralmente são apresentados em comprimidos, ingeridos 2 a 3 vezes por dia.

Pessoas em estados mais agravado podem receber o cortisol por intravenosa ou intramuscular e depois comprimidos de hidrocortisona.

Também pode ser preciso a restituição de cálcio e potássio no organismo. Apesar de não ser necessária, a reposição de desidroepiandrosterona (DHEA), de acordo com indícios, colabora para o bem-estar do paciente.

Os medicamentos devem ser aumentados em situações de estresse, infecção, cirurgia ou lesão, devendo ser utilizados por toda a vida. Contudo, doses elevadas sem necessidade e por um período prolongado podem acarretar em osteoporose (ossos frágeis e quebradiços), insônia e oscilações de humor.

Atendimento domiciliar

Em casos de emergência, como crise adrenal, uma saída é ter à disposição uma injeção de hidrocortisona, que pode ser aplicada no músculo ou na veia. Outras alternativas incluem injeções de sal, líquidos e demais hormônios glicocorticoides.

O médico poderá dar as instruções de uso, mas nas situações em que o paciente não esteja em condições, familiares podem fazê-lo. Vale ressaltar que o procedimento apenas estabiliza o quadro, não substitui o tratamento médico. Posteriormente se deve consultar o profissional da saúde.

Terapias alternativas

Como o estresse intensifica os sintomas do distúrbio, algumas alternativas, como o yoga e a meditação podem ajudar a aliviá-lo:

Yoga

A palavra yoga vem do sânscrito, língua indiana e que significa “unir ou integrar”. O intuito é trabalhar o condicionamento físico e psicológico do indivíduo, através de meditação, técnicas de respiração e posturas.

Meditação

Praticar meditação consiste em se concentrar em um objeto, pensamento ou em alguma atividade especificamente, com o intuito de ter um maior entendimento mental e emocional.

Medicamentos

Os medicamentos comumente utilizados para estabilizar o quadro da doença de Addison são:

  • Acetato de Fludrocortisona (Florinefe);
  • Hidrocortisona (Cortison);
  • Prednisona (Artinizona, Ciclorten, Corticorten, Crispred, Meticorten, Predinis).

Atenção!

NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas neste site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica."

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Você receberá terapia de reposição hormonal para corrigir os níveis de hormônios esteróides que seu corpo não está produzindo. Algumas opções de tratamento incluem corticosteróides orais, como:
  • Hidrocortisona (Cortef), prednisona ou metilprednisolona para substituir o cortisol. Esses hormônios são dados em uma programação para imitar a flutuação normal de 24 horas dos níveis de cortisol.
  • Você precisará obter bastante sal (sódio) em sua dieta, especialmente durante exercícios pesados, quando o tempo estiver quente ou se tiver problemas gastrointestinais, como diarréia.
O médico também irá sugerir um aumento temporário na sua dose de medicação se o seu corpo estiver estressado, como por exemplo uma operação, uma infecção ou uma doença menor. Se você está doente com vômitos e não consegue manter os medicamentos orais, você pode precisar de injeções de corticosteróides.

Outras recomendações de tratamento incluem:

  • Leve um cartão de alerta médico e pulseira em todos os momentos. Um cartão de emergência com esteróides e uma identificação de alerta médico farão com que o pessoal médico de emergência saiba que tipo de cuidado você precisa. Também tem um plano de ação por escrito.
  • Mantenha a medicação extra à mão. Faltar até um dia de medicação pode ser perigoso, portanto, mantenha um pequeno suprimento de medicamentos no trabalho e com você sempre que viajar.
* Leve um kit de injeção de glicocorticóides. O kit contém uma agulha, seringa e forma injetável de corticosteróides para uso em caso de emergência.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais