Buscar

resumo de divisão celular, síntese protéica e interação gênica.

preciso de um resumo esclarecedor.

💡 2 Respostas

User badge image

Margarida m

Há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose.

Na mitose, a divisão de uma “célula-mãe” duas “células-filhas” geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe. Uma célula n produz duas células n, uma célula 2n produz duas células 2n etc. Trata-se de uma divisão equacional.

Já na meiose, a divisão de uma “célula-mãe” 2n gera “células-filhas” n, geneticamente diferentes.Neste caso, como uma célula 2n produz quatro células n, a divisão é chamada reducional

A síntese de proteínas é um processo rápido, que ocorre em todas as células do organismo, mais precisamente, nos ribossomos, organelas encontradas no citoplasma e no retículo endoplasmático rugoso. Esse processo pode ser dividido em três etapas: transcriçao, ativaçao de aminoacidos e traduçao

Uma Interação Genética é uma interação entre os múltiplos genes que tem um impacto sobre a expressão do fenótipo de um organismo. Embora a expressão de traços físicos é frequentemente descrito como o resultado de herdar dois genes, um de cada alelo de cada pai, na verdade é muito mais complicado. Grupos de genes interagem uns com os outros, explicando por que os fenótipos são tão variáveis entre os membros individuais de uma espécie.

 

 

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

Para falarmos sobre a divisão celular, devemos colocar que há dois tipos de divisão celular, a mitose, onde não ocorre redução do numero de cromossomos, e a meiose, que é reducional, onde as celulas filhas irão possuir apenas metade do material genético da celula mãe. Esse tipo de divisão celular ocorre em celulas gaméticas, formando assim os gametas que irão realizar a reprodução sexual. Tanto a mitose quanto a meiose possuem as mesmas fases. Então vamos a elas, e no momento da meiose iremos colocar as diferenças. 

Fases da Mitose:

Interfase é o período em que a celula diploide (2n) aumenta de tamanho, ocorre a duplicação dos cromossomos homólogos e dos centriolos e o inicio da separação dos centríolos para os polos da celula. 
Prófase, nessa etapa ocorre a formação do fuso acromático, aquele que irá auxiliar os cromossomos a migrarem para os polos da celula junto com os centriolos e temos a condensação dos cromossomos, nesse momento os cromossomos assumem as formas que tanto vimos, que é aquele formato que lembra a letra "X". 
Metáfase, nessa etapa a membrana nuclear se desfas e os cromossomos se ligam aos fusos acromáticos. 
Anáfase, nessa etapa os cromossomos que antes ainda estavam ligados entre si pelo centromero, agora se separam e cada parte migra para um polo da celula. 
Telófase, essa é a ultima etapa, aqui ocorre a citocinese, a membrana nuclear de cada celula se refaz e ocorrre a divisão da celula em duas, nesse momento ocorre uma invaginação no meio da celula, que se estrangula até que restem duas celulas filhas. 

Na Meiose temos exatamente as mesmas fases. Mas ocorrem diferenças em algumas fases e há duas divisões. Lembrando que essa é uma divisão reducional, onde a celula diploide (2n), irá dar origem a 4 filhas haploides (n). 
Na primeira divisão, ocorre extamente o mesmo que na mitose, Interfase I, Prófase I e Metafase I. Na Anáfase I ocorre o que chamos de crossing over, que é quando os cromossomos homologos trocam parte de seus DNA entre si, gerando assim cromossomos com variedades genética. Nessa parte també, ao inves dos cromossomso se separarem pelo fuso para irem aos polos celulares, ele não fazem isso, não ocorre a separação das cromatides irmãs pelo centromero. E metade dos cromossos migram para os polos celulares. Ocorre a Telofase I exatamente como na mitose. No entanto, ao final da fase 1, temos 2 celulas filhas como uma diploide (2n). Mas não com os cromossos completos, ela terá o total de cromossomos da celula mãe em numero,  mas terá metade dos cromossos, e esses estarão duplicados. No caso na celula mãe, haviam  46 cromossomos, a celula filha agora terá 23 cromossomos, mas eles estão duplicados, então no total continuará com 46 cromossomos, mas agora em pares e não mais diferentes entre si.
Logo em seguida inicia-se a fase 2. Onde ocorre exatamente o mesmo que ocorre na Mitose, menos a interfase mas as etapas são chamadas de Profase II, Metafase II, Anafase II e Telofase II. No final dessa duplicação, que ocorre com as duas celulas filhas da fase anterior, temos 4 celulas filhas, cada uma com 23 cromossomos cada. 

A interação genética é quando dois ou mais pares de genes, são necessários para condicionar uma caracteristica fenotípica, esses genes podem estar no mesmo cromossomo ou em cromossomos diferentes, um exemplo é a determinação da cor dos olhos. 

Sobre a sintese protéica, primeiro precisamos entender sobre a tradução e transcrição. Elas são estapas que levam as informações contidas no código genético, no caso o DNA, até que essa informação apareça, no caso ela esteja presente no fenótipo do indivíduo. Levando assim a sintese protéica. A fase de transcrição ocorre no nucleo é consiste na transformação da informação contida nos pares de bases do DNA, em um fita de RNA. Essa ação é realizada pela enzima RNA polimerase, que cria uma fita complementar do DNA, mas agora de RNA. O RNA saí do nucleo e chega nos ribossomos aderidos ao reticulo endoplasmático, nele ocorre a tradução da informação contida no RNA em uma protéina, isso ocorre pela sintese protéica. Onde a cada 3 bases nitrogenadas do RNA, temos a codificação de um amionoácido. Esses aminoácidos são ligados entre si por ligações peptidicas, onde ocorre a saída de uma molécula de água, formando assim a conformação primária das protéinas, que depois serão ainda dentro do reticulo endoplasmático, modeladas em suas conformações secundárias e terciárias e somente depois transportada pelas vesiculas do complexo de golgi para onde elas serão necessárias. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais