Buscar

Legislação Comercial - CEDERJ

Ethiene Soares Santos trabalha com de conserto de maquinas domesticas tais como fogões, geladeiras, maquinas de lavar roupa. Seu fundo de comércio é volumoso uma vez que seu estabelecimento se localiza junto a uma cidade praiana, de médio porte, muito visitada por turistas. Ethiene gostaria de ampliar suas atividades e se estabelecer em outras cidades para tanto precisa ter sua atividade comercial devidamente regularizada. Ethiene o procurou e pediu sua ajuda fazendo as seguintes perguntas: 1. Onde Ethiene precisa fazer o registro de sua empresa? 2. Quais documentos Ethiene precisa apresentar? 3. Em que momento a atividade empresarial exercida por Ethiene passa a ser contribuinte da Receita Federal, ou seja tem seu CNPJ? 4. Como Ethiene deve fazer para obter o alvará de funcionamento? 5. Como Ethiene deve fazer para obter a Inscrição Estadual? 6. E a atividade empresarial exercida por Ethiene precisa de Cadastro na Previdência Social? 7. Como fazer com as notas e os livros fiscais?

💡 5 Respostas

User badge image

Sabrina Santos

Para fazer o registro é preciso apresentar uma série de documentos e formulários que podem variar de um estado para o outro. Os mais comuns são o Contrato Social e documentos pessoais. Ainda na Junta Comercial, deve-se verificar se há alguma outra empresa registrada com o nome pretendido.

Geralmente é necessário preencher um formulário próprio, com três opções de nome. Se tudo estiver certo, serpa possível prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da atividade.

0
Dislike0
User badge image

Sabrina Santos

  1. Onde Ethiene precisa fazer o registro de sua empresa?

 

O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é equivalente à obtenção da Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente- o que não significa que ela possa começar a operar.

Para uma empresa, seja ela micro ou pequena, exercer suas atividades no Brasil, é preciso ter registro na prefeitura onde vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Dependendo da atividade pode ser necessário o registro na Entidade de Classe, na Secretaria do Meio-Ambiente e outros órgão de fiscalização.

0
Dislike0
User badge image

Sabrina Santos

  1. Em que momento a atividade empresarial exercida por Ethiene passa a ser contribuinte da Receita Federal, ou seja tem seu CNPJ?

 

Registrada a empresa, será entregue ao seu proprietário o NIRE (Número de identificação do Registro de Empresa), que é uma etiqueta ou um carimbo, feito pela Junta Comercial ou Cartório, contendo um número que é fixado no ato constitutivo.

Com o NIRE em mãos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ. O registro do CNPJ é feito exclusivamente pela internet, no site da Receita Federal por meio do download de um programa específico. Os documentos necessários, informados no site, são enviados por sedex ou pessoalmente para a Secretaria da Receita Federal, e a resposta é dada também pela internet.

Ao fazer o cadastro no CNPJ, é preciso escolher a atividade que a empresa irá exercer. Essa classificação será utilizada não apenas na tributação, mas também na fiscalização das atividades da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais