Buscar

o que é a incapacidade civil nos usuarios de drogas?

a relação do usuario de droga com o direito civil

💡 4 Respostas

User badge image

Eduardo P. Caon

Acredito que os usuários de drogas estão enquadrados como relativamente incapazes. Uma vez que ele se encontra sem condições apenas quando está sob efeito das drogas. Porém, se esse tiver uma dependência que afetou seu discernimento, mesmo sem estar sob efeito das drogas, pode ser classificado como absolutamente incapaz. Vale lembrar que ultimamente há discussões sobre o usuário de drogas, se ele é doente ou um delinquente? Inclusive para decisões no âmbito penal. Existem vários entendimentos e cada caso tem suas peculiaridades específicas.

Espero ter ajudado.

Bons estudos!

2
Dislike0
User badge image

Fernanda Silva

Art. 4o CC São INCAPAZES, RELATIVAMENTE a certos atos, ou à maneira de os exercer:

I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

II - os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;

III - os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo;

IV - os pródigos.

...

Art. 1.767 CC Estão sujeitos a curatela:

I - aqueles que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil;

II - aqueles que, por outra causa duradoura, não puderem exprimir a sua vontade;

III - os deficientes mentais, os ébrios habituais e os viciados em tóxicos; Segundo Venosa, a toxicomania é o vício de uso de tóxicos, tantos são os que desgraçam as famílias e a humanidade: álcool, morfina, cocaína, maconha, crack, etc.

IV - os excepcionais sem completo desenvolvimento mental;

V - os pródigos.

 

Ha duas espécies de interdição, conforme o grau de intoxicação: a limitada, que era similar à interdição dos relativamente incapazes, e a plena, similar à dos absolutamente incapazes.

Para Clóvis Beviláqua a curatela seria “o encargo público conferido por lei a alguém, para dirigir a pessoa e administrar os bens de maiores que por si não podem fazê-lo”.

Apesar de a curatela, como regra, referir-se à proteção dos maiores incapazes, esta não é absoluta, pois o Código Civil prevê a curatela do nascituro, sendo também necessária a nomeação de curador ao relativamente incapaz, maior de 16 e menor de 18 anos, que sofra das faculdades mentais, por não poder praticar nenhum ato da vida civil.

Fonte: CURATELA DOS TOXICÔMANOS http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=2882&idAreaSel=5&seeArt=yes

Espero ter ajudado!

 

1
Dislike0
User badge image

wheliton souza da silva

Realmente os viciados em droga são relativamente incapazes. Inclusive, a jurisprudência já assentou o seguinte: 

 

APELAÇÃO - ROUBO MAJORADO - SUBSTITUIÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE POR MEDIDA DE SEGURANÇA - RÉU VICIADO EM DROGAS - PROVA PERICIAL - CABIMENTO - CUSTAS PROCESSUAIS - ISENÇÃO - PATROCÍNIO DA DEFENSORIA PÚBLICA - SUFICIÊNCIA - RECURSO PROVIDO. - Demonstrada nos autos a semi-imputabilidade do acusado ao tempo dos fatos, em razão de severa condição de drogadicto, é possível a substituição da pena privativa de liberdade por medida de segurança de internação em estabelecimento psiquiátrico, nos termos dos arts. 26, parágrafo único, e 98, do Código Penal, e arts. 45 a 47, da Lei 11.343/06. - Patrocinada a Defesa pela Defensoria Pública, está demonstrada a hipossuficiência do réu, fazendo ele jus à isenção das custas processuais, nos termos do art. 10, II, da Lei Estadual 14.939/03. - Recurso provido.

(TJ-MG - APR: 10338110007766001 MG , Relator: Agostinho Gomes de Azevedo, Data de Julgamento: 25/04/2013, Câmaras Criminais / 7ª CÂMARA CRIMINAL, Data de Publicação: 03/05/2013)

 

Contudo, não é a simples dependencia que geral a incapacidade absoluta ou relativa, mas só aquela que atinge a capacidade de entender o ilicito. 

 

O fato de que o agente é dependente do uso de maconha não conduz necessariamente à conclusão de que o acusado deve ser isento de pena e sujeito a tratamento médico-ambulatorial. Só a dependência que afasta a capacidade intelectiva e volitiva do agente que gera a inimputabilidade e submete o doente a medida de segurança; (TJRS – RJTJRS, 177/54)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais