Buscar

como ocorre o reparo tecidual??

💡 2 Respostas

User badge image

Igor Matheus

O reparo tecidual consiste na capacidade que o organismo possui de reparar danos decorrentes de agentes tóxicos ou processos inflamatórios.

Este processo, que visa restaurar a arquitetura tecidual e a função após uma lesão, engloba a proliferação de diferentes células e interações estreitas entre as células e a matriz extracelular.

Pode ser de dois tipos:

  • Regeneração: quando os tecidos são capazes de restituir os componentes lesados e retornar ao seu estado normal.
  • Cicatrização: quando os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem por completo, na qual há deposição de tecido fibroso. Ocorre quando as estruturas de suporte encontram-se gravemente lesadas ou em tecidos que não apresentam capacidade regenerativa.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

reparo, quando usado no contexto da cicatrização de tecido danificado, é definido como a restauração da arquitetura e função do tecido após uma lesão. Abrange dois processos separados: regeneração e substituição. Regeneração refere-se a um tipo de cura em que o novo crescimento restaura completamente partes do tecido danificado ao seu estado normal. Embora alguns tipos de lesões teciduais (como pequenos cortes de papel) possam às vezes ser curados de tal forma que não permaneçam danos permanentes, a maior parte do nosso reparo tecidual consiste de regeneração e substituição. 


Se a cicatrização de uma ferida prossegue a regeneração ou o caminho de substituição (ou ambos) depende, em parte, do tipo de tecido em que ela ocorre. Certos tecidos do corpo são mais capazes de proliferação celular (e, portanto, de regeneração) do que outros. A este respeito, existem três tipos de tecidos: tecidos em divisão contínua, tecidos quiescentes e tecidos não divididos. 


Os tecidos que se dividem continuamente (também conhecidos como tecidos lábeis) são compostos de células que estão em constante proliferação para substituir as células mortas ou desprendidas. Exemplos de tais tecidos incluem epitélios (tais como pele, epitélio gastrointestinal e tecido das glândulas salivares) e tecidos hematopoiéticos. Esses tecidos contêm poços de células-tronco, que possuem enorme capacidade proliferativa e auto-renovadora, e que dão origem a mais de um tipo de célula.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais