Buscar

O processo de profissionalização

O processo de profissionalização e institucionalização do Serviço Social Brasileiro teve uma relação direta com o(a): A. Movimento católico integralista das décadas de 1920 e 1930. B. Movimento sindical durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). C. Conservadorismo na década de 70, no Brasil e na América Latina. D. Expansão das grandes instituições socioassistenciais estatais, paraestatais e autárquicas, que surgem no final do Estado Novo. E. Método psicossocial, o Código de Ética de 1975 e o aperfeiçoamento dos saberes institucionais.

💡 5 Respostas

User badge image

Cássia Milene

sim

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De acordo com Carvalho e Iamamoto (2005) e Netto (1996), "o Serviço social surge na historia como uma profissão interventiva, que visa promover mudanças no cotidiano da vida social das populações atendidas, tornando assim a visão prática(técnico – operativa), objeto de estudo da profissão.

No Brasil, a primeira escola de Serviço Social foi fundada apenas em 1936, na cidade de São Paulo, tendo como fundadores Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl - ambas associadas à causa pela Igreja Católic

Os grandes fatos motivadores da origem do serviço social brasileiro residem na evolução do capitalismo e o respaldo dado para a burguesia, que por sua vez, era muito pressionada e reage com movimentos populares.

Portanto, está correta a alternativa B).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais