A maior rede de estudos do Brasil

economia

1

1- Economia pode ser definida como a ciência social que estuda a maneira pela qual os homens decidem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens e serviços e atender às necessidades de consumo.

Assim, é uma ciência social, já que objetiva atender às necessidades humanas. Mas depende de restrições físicas, devido à escassez de recursos ou de fatores de produção (mão de obra, capital, terra, matéria-prima). Podemos dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos. (Livro texto, Página 9)

Assim, podemos afirmar:

I.                   A economia, ciência social, ocupa-se em definir como cada empresa deve produzir bens e serviços

II.                Os recursos são escassos para produzir todos os bens necessários para satisfazer as necessidades da sociedade

III.             A escassez é o objeto de estudo da economia

IV.             Atender às necessidades de consumo é um antigo objeto da economia, que hoje deixou de ser importante, pela alta produtividade das empresas 

É correto apenas o que se afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I e II; 

 

    II e III; 

 

    III e IV; 

 

    I, II, III e IV; 

 

    II e IV. 

 


2

2 - Demanda ou procura é a quantidade de bens ou serviços que os agentes econômicos estão dispostos e aptos a consumir num determinado momento, num determinado mercado por diferentes fatores determinantes.

Oferta é a quantidade de bens e serviços que um ou mais agentes econômicos estão habilitados e interessados em colocar num certo momento, num certo mercado, por diferentes fatores determinantes.

Assim, podemos afirmar 

I.                   Aquilo que os agentes econômicos estão dispostos a colocar no mercado caracteriza a demanda desse mercado

II.                A demanda se caracteriza pelas quantidades que os consumidores pretendem e são capazes de consumir em determinado período de tempo

III.             Aquilo que se consome no mercado é a oferta desse mercado

IV.             O interesse dos agentes econômicos é um dos elementos que caracteriza a oferta de mercado

É correto apenas o que se afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I e II; 

 

    I, II e III; 

 

    II e IV; 

 

    I, II, III e IV; 

 

    III e IV. 

 


3

3 - Existe uma visão diferenciada entre a ótica de análise dos economistas e aquela dos contadores sobre custos de produção. Os custos contábeis, ou explícitos, são aqueles que ocorrem mediante dispêndio monetário e são registrados na contabilidade.

Os custos considerados na análise econômica incluem, além daqueles registrados pelos contadores, os custos implícitos ou de oportunidade. Representam os custos que as empresas têm com o uso dos insumos de sua propriedade e pelos quais elas não têm dispêndio monetário. Seus valores podem ser estimados através de avaliação do valor de pagamento que deles se obteria se utilizados, no mercado, no melhor uso alternativo. 

Assim, podemos afirmar:

I.                   Quando analisamos os custos de produção de uma empresa, temos que considerar que existe uma visão diferenciada do ponto de vista econômico daquele contábil

II.                Custos implícitos ou de oportunidade são aqueles que as empresas têm e pelos quais não pagam monetariamente

III.             O melhor uso alternativo representa o custo explicito de um processo produtivo

IV.             Os contadores incluem em seus lançamentos os custos implícitos ou de oportunidade

É correto apenas o que se afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I e II; 

 

    I, II e III; 

 

    II e IV; 

 

    I, II, III e IV; 

 

    III e IV. 

 


4

4 - Todas as leis, os princípios, os modelos e as teorias precisam ser analisados permanentemente e confrontados com a realidade, para verificação de sua validade e atualização. Assim na prática, a economia positiva estuda os fatos sociais, observa-os sistematicamente (segundo metodologia própria das ciências sociais), e dessa análise e descrição, cientificamente elaborada, são formulados os princípios gerais, as leis da economia, as teorias e os modelos econômicos. Por outro lado, a economia normativa se ocupa de utilizar princípios, leis e teorias para produzir modificações e propor um direcionamento ao curso natural da economia: são as políticas econômicas. A economia normativa está fortemente vinculada à política, à ideologia e ao sistema de valores. As políticas econômicas sempre buscarão alcançar um objetivo social específico que pode ser debelar a inflação, distribuir melhor a renda, desenvolver uma região ou todo o país e promover o crescimento ou o desenvolvimento de um setor da economia.  Assim, podemos afirmar: 

I. Existem dois grandes compartimentos da economia: a economia positiva (propõe direcionamento da economia) e a economia normativa (analisa atos e fatos sociais).

II. A economia positiva está fortemente vinculada à política, à ideologia e ao sistema de valores. 

III. As políticas econômicas buscam alcançar um objetivo social e valem-se dos princípios, leis e teorias para produzir modificações e propor um direcionamento ao curso natural da economia. 

IV. A economia positiva estuda os fatos sociais e dessa análise formula princípios gerais, leis da economia, teorias e modelos econômicos. 

É correto apenas o que se afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I e II; 

 

    III e IV; 

 

    I, II e III; 

 

    II e IV; 

 

    I, II, III e IV; 

 


5

5 - Quando se estuda e promove relacionamentos entre as variáveis econômicas agregadas, a macroeconomia não leva em consideração o comportamento das unidades econômicas individuais e dos mercados específicos, análise típica da microeconomia. Ao estudar o nível geral de preços, a macroeconomia não se ocupa da formação dos preços de um produto especificamente. Ao analisar o mercado, ocupa-se do seu conjunto, esquecendo de aspectos particulares de um setor ou de uma indústria.

A macroeconomia ocupa-se em analisar o curto prazo, especialmente no que se refere à maximização do produto e à minimização do desemprego de fatores produtivos e à inflação. 

 

Assim, podemos afirmar: 

 

I.                   A macroeconomia estuda a formação dos preços de cada produto do mercado

 

II.                A análise da economia, vista pela macroeconomia, não é exatamente a mesma do que aquela vista pela microeconomia

III.             São temas de estudo da macroeconomia, entre outros, a minimização do desemprego dos fatores de produção e a inflação

É correto apenas o que se afirmar em:

 

 

 

Peso: 1.0

 

    I e II apenas; 

 

    I e III apenas; 

 

    I apenas; 

 

    II e III apenas; 

 

    Nenhuma das alternativas de resposta atende ao que se pede no enunciado. 

 


6

6 - Os gestores macroeconômicos (governo) têm como principais objetivos para a economia, produzir mais, sem desemprego e com preços estáveis. Para obter esses resultados, os gestores macroeconômicos dispõem de instrumentos (meios) de políticas macroeconômicas. Os principais são: a Política Fiscal, a Política monetária, a Política cambial e a Política de rendas. Assim, podemos afirmar: 

I. A política cambial refere-se ao incentivo às exportações e ao controle das importações de um país.

II. A política fiscal, a política monetária, a política monetária e a política de rendas são algumas das ferramentas de políticas macroeconômicas.

III. Produzir mais, sem desemprego e com preços estáveis são alguns dos principais objetivos que o gestor macroeconômico tem para a economia.

IV.  A política fiscal diz respeito aos gastos e receitas dos governos.

É correto apenas o que se afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I e II; 

 

    I, II e III; 

 

    I e IV; 

 

    I, II, III e IV; 

 

    II, III e IV; 

 


7

7 - Avalie as proposições abaixo a respeito da Teoria Macroeconômica:

I. Para os teóricos da síntese neoclássica, o produto e o emprego variam em função de choques tecnológicos, alterações nos preços relativos, mudanças tributárias e mudanças nas preferências dos indivíduos entre renda e lazer;

II. Segundo Keynes, o sistema econômico não pode estar em equilíbrio (com a oferta agregada igual à demanda agregada) quando há desemprego involuntário da força de trabalho;

III. De acordo com a teoria clássica, a economia funciona no nível de pleno emprego; e o desemprego é o resultado da recusa dos trabalhadores de trabalharem pelo salário vigente. Segundo essa corrente teórica, o desemprego pode ser classificado como voluntário ou friccional;

IV. De acordo com a teoria novo clássica, os agentes econômicos formam expectativas racionais, o que significa, entre outros aspectos, que não cometem erros sistemáticos. Os trabalhadores, por exemplo, em sua previsão sobre preços, levam em conta os preços passados, valores presentes de variáveis importantes que determinam o processo de formação de preços e as medidas de política econômica prevista que podem afetar o nível de preços.

É correto apenas o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    I e II; 

 

    I e III; 

 

    III e IV; 

 

    I, II e IV. 

 

    II, III e IV. 

 


8

8 - A moeda é um objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços, e sua aceitação é garantida por lei. As principais funções da moeda são:

• Meio ou instrumento de troca -  é imprescindível que exista um instrumento que facilite as trocas de mercadorias. Se não houvesse esse instrumento, as transações teriam de ser diretas, trocando-se bens com bens. Isso exigiria dupla coincidência de desejos. A moeda permite que as trocas sejam indiretas e supera essas dificuldades.

• Unidade de medida (ou unidade de conta) – A moeda serve para comparar e agregar o valor de mercadorias diferentes. Ela serve como medida do valor de troca das mercadorias, sendo que o preço de um bem é a expressão monetária do valor de troca desse bem.

• Reserva de valor – A moeda representa um direito que seu possuidor tem sobre outras mercadorias. Ela pode ser guardada para uso posterior, pelo que serve como reserva de valor.

Assim, podemos afirmar: 

I.                   São funções da moeda: instrumento de troca, unidade de conta, reserva de valor e aceitação geral

II.                A moeda serve como medida do valor de troca das mercadorias

III.             A aceitação da moeda é garantida por lei

IV.             A moeda favorece as trocas de mercadorias por sua função de unidade de medida

É correto apenas o que se afirmar em:

Peso: 1.0

 

    I e II; 

 

    I, II e III; 

 

    I, II, III e IV; . 

 

    II, III e IV; 

 

     III e IV; 

 


9

9 - Duas empresas de mesmo porte atuam no mesmo setor, seus produtos são concorrentes diretos e são vendidos ao mesmo preço. Entretanto, estas duas empresas têm estruturas de custos bastante diferentes. A empresa 1 tem custos fixos elevados, pois, desde a sua fundação, tomou a decisão estratégica de produzir internamente os componentes para seus produtos (verticalização).  A empresa 2, mais jovem, optou por comprar de terceiros a maior parte dos seus componentes.

Sobre estes dados, é CORRETO afirmar que:

Peso: 1.0

 

    A estratégia de negócios da empresa 2 é mais agressiva que a estratégia de negócios da empresa 1; 

 

    Em ambiente de estabilidade de vendas, é mais provável que a empresa 2 apure prejuízo e a empresa 1 apure lucro; 

 

    Em um ambiente de retração de vendas, a empresa menos alavancada apresenta desempenho pior; 

 

    Em um ambiente de vendas crescentes, a empresa mais alavancada apresenta desempenho melhor; 

 

     O ponto de equilíbrio da empresa 2 é maior do que o ponto de equilíbrio da empresa 1. 

 


10

10 - Dentro do intervalo relevante, o custo total por unidade tende a afastar-se do custo variável unitário à medida que o volume de produção aumenta.

PORQUE.

O aumento da produção provoca diluição dos custos fixos.

Considerando-se essas afirmativas é CORRETO afirmar que:

Peso: 1.0

 

    As duas afirmativas são falsas; 

 

    A primeira alternativa é falsa e a segunda verdadeira 

 

    A primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa; As duas afirmativas são falsas; 

 

    As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira; 

 

    As duas afirmativas são verdadeira, e a segunda não justifica a primeira. 
Economia IULBRA

2 resposta(s)

User badge image

Taís

Há mais de um mês

Voce pode comparar as respostas comigo? 1) B; 2) C; 3) A; 4) B; 5) D; 6) E; 7) C; 8) D; 9) E; 10) B.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes