Buscar

O músculo deltóide, quanto a forma, é o quê?

Talvez seja uma pergunta simples, mas estou em dúvida. Eu tentei consulta o Fattini e não encontrei nada direto, e no Moore era classificado como multipeniforme. O que é aceitável, mas ouvi afirmações inexoráveis de que seria quadrangular. Isso é certo? Para mim, nessa linha de raciocínio, parece muito mais triangular. Caso alguém saiba a resposta, poderia citar a fonte para eu poder pesquisar?

💡 5 Respostas

User badge image

Bit Ayo

Olá. Em primeiro lugar, o deltoide não é um músculo quadrangular, é triangular; seu nome, derivado da letra grega maiúscula delta (Δ), é a indicação mais óbvia de sua semelhança física com um triângulo. Além disso, de acordo com a disposição de seus feixes de fibras musculares, considera-se o deltoide como um músculo peniforme (parecido com pena, fibras diagonalmente localizadas em relação ao tendão que o atravessa) multipenado (feixes de fibras possuem mais de uma origem; 3, no caso do deltoide). Fonte consultada: textbook de Fick R. "Handbuch der Anatomie und Mekanik der Gelenke". Até mais. Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Celso Soares

Muito obrigado, é que gerou uma confusão porque alguns monitores anônimos confirmaram que era quadrangular (ainda penso se não repassaram errado) e eu precisava de uma fonte para comprovar o absurdo; tinha já até consultado no Anatomia Gray Para Estudantes e Anatomia Voltada Para Clínica (Ed. 7)
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O músculo deltóide é um músculo no ombro . Tem a forma de um meio cone côncavo, que envolve a articulação do ombro e une a cintura escapular ao eixo umeral.


Após a abdução inicial do braço em cerca de 10 graus através do músculo supraespinhal, o deltóide, com suas fibras médias, puxa o braço até cerca de 60 graus antes de se tornar ativamente deficiente. Agora, no entanto, as partes de penas atingem a altura de elevação necessária e podem assim continuar a abduzir e elevar o braço (levantar mais de 90 graus).


Para o levantamento do braço acima da horizontal (elevação), no entanto, uma rotação da omoplata é necessária porque o braço colide contra o teto do ombro. As fibras dianteiras também puxam o braço para frente ( flexão ou anteversão) e o transformam para dentro (medial), enquanto as fibras posteriores puxam o braço para trás (Extensão ou retroversão), e vire para fora (lateral).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais