Buscar

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente hipertenso ?

💡 2 Respostas

User badge image

Kássio S. Cunha

Na Saúde da Família [bem resumido, rsrs]

Deve-se monitorizar em ambulatório e em domicílio a pressão arterial do paciente hipertenso, para então identificar o estágio que se encontra a hipertensão (pré-hipertenso (SBC, 2016;a partir de 2017, a AHA não possui mais essa classificação) ou elevada (AHA, 2017), estágio 1, estágio 2 e estágio 3 (apenas segundo SBC, 2016; AHA não tem mais essa classificação). Depois avalia-se o risco de evento de doença cardiovascular por meio da anamnese, do histórico e dos exames laboratoriais. Avaliado a hipertensão e o risco do evento de doença cardiovascular, toma-se condutas terapêuticas como orientações a mudanças de hábitos de vidas (tabagismo, etilismo, padrão alimentar, hidratação e exercícios físicos) e, dependendo da gravidade tratamento medicamentoso.

Recomendo ler Caderno de Atenção Básica de n. 32 (2013), orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC, 2016) e da Associação Americana do Coração (AHA, 2017). Apesar de muitas mudanças da SBC e da AHA, o Ministério da Saúde ainda obriga os PSFs seguirem os protocolos e condutas recomendadas pelo Caderno Básico de n, 32, até serem atualizadas as informações e lançadas notas técnicas ou caderno de atenção básica novo. :D É muita informação, mas resumo assim. AAAAAAAAAAH

Não se esquece de registrar no Sistema de Informação. Super importante o registro do paciente para maiores acompanhamentos e para a Vigilância em Saúde acompanhar estatisticamente a incidência da doença na comunidade.

0
Dislike0
User badge image

Francisco Breno

O posicionamento e apoio da família são de fundamental importância às mudanças nos hábitos de vida do hipertenso, pois ações como fazer atividades físicas, seguir dieta adequada e tomar medicamentos na hora e na dosagem certa, talvez venham a requerer apoio e supervisão dos familiares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais