Buscar

oque é teoria deontológica?

teorias da constituição

💡 4 Respostas

User badge image

Aline Oliveira

A ÉTICA DEONTOLÓGICA, defendida por Kant, valoriza a intenção da acção, de acordo com o dever, independentemente das consequências.

Deontologia significa “teoria do dever” ou “estudo do que convém”, em termos de acção. Agir por dever e em função de uma boa intenção são os princípios que determinam a boa acção. Agir bem implica uma boa intenção e uma boa vontade. O que é que isto quer dizer? A acção é boa se a intenção (razão ou motivo) for boa e se ela for pensada como boa vontade, ou seja, se for universal. Será universal se o que decidirmos for bom para nós próprios e para os outros (todos). Se não for uma acção egoísta ou só pensada em função de mim próprio terá uma dimensão ética, de maneira que, como diz KANT: “age de tal maneira que uses a humanidade tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro sempre como um fim e nunca simplesmente como um meio”. Por outras palavras, devemos tratar os outros como nos tratamos a nós próprios.

Em geral, uma teoria deontológica se considera que agir moralmente consiste em cumprir o dever pelo dever e que há deveres absolutos, ou seja, deveres que é obrigatório cumprir independentemente das consequências. 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A doutrina majoritária refere-se tão somente a teoria ONTOLÓGICA da constituição, criada pelo jurista Karl Loewenstein. Sobre essa teoria, Leonardo Furian ("Classificação das Constituições conforme Karl Loewenstein") explica: “Está relacionada com as mudanças que sofre ou que sofreu a Constituição escrita perante a realidade social. O critério de classificação é a eficácia e a efetividade das Constituições perante a realidade do processo de poder e o estágio de desenvolvimento democrático, cultural, educacional, social e econômico de uma sociedade. (...) O jurista alemão denomina essa classificação de ontológica, classificando as Constituições como normativas, nominais e semânticas”. 

Classificação Ontológica, segundo Bernardo Gonçalves, é a “técnica de classificação das constituições que busca analisar a relação do texto da constituição com a realidade social. Realidade social vivenciada (haurida), subjacente ao texto constitucional. trata-se da relação entre o texto (ideal) e a realidade (real): econômica, política, educacional, cultural e jurisprudência do país.” (Curso de Direito Constitucional. 9ª ed. pg. 50)

 

0
Dislike1
User badge image

GRUPO VIP SUL DESPACHANTE

Teoria normativa segundo a qual as escolhas são moralmente necessárias, caracterizadas como um dever ou uma obrigação.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais