Buscar

Como diferenciar Leishmaniose visceral e tegumentar?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Carolina de Paula

  A leishmaniose tegumentar ou cutânea é caracterizada pelo aparecimento de feridas (úlceras) na pele, e que com a evolução da doença podem aparecer nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Esta manifestação da doença é conhecida como ferida brava, e seu principal sintoma é o aparecimento de uma elevação na pele, de aspecto avermelhado, geralmente 3 semanas após a picada do inseto.

   A leishmaniose visceral é uma doença que pode atacar diversos órgãos internos, de maneira sistêmica, e em especial o fígado, o baço e a medula óssea, e é mais comum em crianças até 10 anos.Ela também é conhecida como calazar, esplenomegalia tropical e febre dundun.

 

2
Dislike1
User badge image

Especialistas PD

Leishmaniose visceral - também conhecida por seu nome indiano calazar (kala-azar) - é uma doença não contagiosa causada, entre outros, por três espécies de protozoários pertencentes ao gênero Leishmania, clínica e biologicamente distintas e com diferentes distribuições geográficas: Leishmania donovaniLeishmania chagasi e Leishmania infantum. Tais protozoários pertencem, juntamente com os agentes etiológicos das leishmanioses cutânea e mucocutânea, da doença de Chagas e da doença do sono, à família Trypanosomatidae.[1]

Sua transmissão se dá através de picada de flebotomíneos - também conhecidos como mosquitos-palha, com destaque para a fêmea da espécie Lutzomyia longipalpis. A doença afeta, além do homem, um número considerável de mamíferos, com destaque para os cães e roedores. Em zonas urbanas os cães são o principal reservatório da doença. Em zonas rurais os bovinos e equinos desempenham tal papel.

Leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa que acomete o homem e provoca úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. 

A leishmaniose tegumentar pode manifestar-se em homens e mulheres de qualquer idade. A maioria das infecções ocorre em meninos a partir dos dez anos de idade.

Os sintomas variam segundo o tipo de parasita transmitido pela picada do mosquito e as condições imunológicas da pessoa. O primeiro sinal da  forma cutânea costuma ser uma única ou várias lesões, quase sempre indolores na pele. Inicialmente, são feridas pequenas, com fundo granuloso e purulento, bordas avermelhadas, que vão aumentando de tamanho e demoram para cicatrizar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Pucciarelli

Leishmaniose é uma doença parasitária causada por protozoários. Existem dois tipos:

  • Leishmaniose visceral 
  • Leishmaniose tegumentar 

Resposta: a principal diferença entre as duas é que a Leishmaniose visceral pode ocorrer nos órgãos internos, enquanto a visceral ocorre somente como erupções cutâneas na pele do animal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais