Buscar

Habilidades e papeis Gerenciais

Leia a situação descrita a seguir e responda às questões propostas: Antônio Miguel ficou 30 anos na Dunpsy Pharmacêutica. Após passar por vários cargos em diversas fábricas e sete anos no exterior, ele estava de volta ao escritório central, preparando-se para o seu novo cargo como vice-presidente. Com duas semanas no novo cargo, Antônio recebeu algumas notícias desordenadas sobre um dos gerentes sob sua supervisão. Em uma conversa casual no almoço, a Diretora de Recursos Humanos avisou a Antônio que ele receberia um telefonema sobre Carlos, gerente de desenvolvimento de novos produtos. Segundo ela, Carlos tinha um histórico de ser “bastante cruel” com os seus subordinados, e um empregado descontente solicitara falar com alguém da alta administração. Após o almoço, Antônio fez um trabalho de verificar a ficha de Carlos e percebeu que seu desempenho tinha sido brilhante, mas o seu arquivo pessoal também tinha um grande número de notas documentando maus-tratos a subordinados. As reclamações variavam de “observações inadequadas a pejorativas”, para subsequentemente cair em assédio sexual. O mais perturbador era que o número e a gravidade das reclamações cresciam a cada ano. Antônio questionou, então, ao presidente da empresa sobre o assunto. A resposta que recebeu foi: “ele teve alguns problemas, mas é difícil substituí-lo por alguém com a mesma visão dos novos produtos. Você é um homem que veio de baixo e entende porque deixamos essas coisas passarem.” Não sabendo como lidar com a situação, Antônio reuniu-se brevemente com Carlos e lembrou-o de manter o moral do grupo elevado. Logo após a reunião, a diretora de Recursos Humanos ligou para informá-lo de que o problema que ela mencionara durante o almoço já tinha sido resolvido. Entretanto, avisou que outro empregado viera cobrar se suas reclamações tinham sido encaminhadas para a alta administração. Como você agiria se estivesse nesta situação? Qual habilidade destacou-se nesta situação? Qual o papel mais importante do gerente neste caso?

💡 5 Respostas

User badge image

Denis Aluana

quem souber porfavor responde ae tambem quero saber!!

0
Dislike0
User badge image

Lucas Silva

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A principal habilidade desenvolvida foi a humana, pois Antônio conversou com Carlos e chamou a atenção para os conflitos que ele estava causando. Após esta conversa, o principal papel que Antônio desenvolverá é o interpessoal, pois deverá acompanhar como Carlos tratará seus subordinados.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As habilidades de gerenciamento se sobrepõem às habilidades de liderança , pois envolvem a resolução de problemas , a tomada de decisões , o planejamento, a delegação, a comunicação e o gerenciamento do tempo. Bons gerentes geralmente são bons líderes. E, no entanto, os dois papéis são distintos.

Em geral, a administração é sobre organização. Pode haver algo de mecânico nisso, não no sentido negativo de um "desempenho mecânico", mas sim em seu foco no "como" técnico de realizar tarefas. Os líderes, em contraste, concentram-se no "porquê", motivando e inspirando seus subordinados. Liderança é sobre pessoas. Nem todos os líderes têm o conjunto de habilidades para serem gerentes, e nem todos os gerentes têm as habilidades para serem líderes. O papel crítico de um gerente é garantir que as muitas partes móveis de uma empresa estejam funcionando adequadamente juntas. Sem essa integração, os problemas podem surgir e os problemas podem "cair nas rachaduras".

Portanto, a principal habilidade desenvolvida foi a humana, pois Antônio conversou com Carlos e chamou a atenção para os conflitos que ele estava causando. Após esta conversa, o principal papel que Antônio desenvolverá é o interpessoal, pois deverá acompanhar como Carlos tratará seus subordinados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais