Buscar

cinesiologia

exemplos claros dos tipos de contração muscular?

💡 4 Respostas

User badge image

Alessandra Carolina

Considerando o músculo reto femoral:

Contração concêntrica: movimento de flexão de quadril, ocorre o encurtamento do músculo.

Contração excêntrica: movimento de agachamento, ocorre o alongamento do músculo, ele vai atuar como um freio desacelerando o movimento.

Na contração isométrica não há alteração do ângulo articular, assim se colocarmos uma resistência igual ou maior do que a tensão produzida pelo reto femoral, na flexão do quadril por exemplo, ele vai se contrair isometricamente, ou seja não vai haver movimentação.

 

Espero ter ajudado! Recomendo os livros: Cinesiologia clínica e anatomia de Lippert e Exercícios terapêuticos de Kisner.

1
Dislike0
User badge image

Suzana Gomes

Contração Isométrica - não haverá variação angular (estática)

Qualquer contração em que não seja realizado movimento. Apenas a contração.

Exemplo 1: Quando o indivíduo está deitado, em decupto dorsal, e levanta-se parcialmente, apenas flexiona o abdomen, que estará contraído no momento, e continua nessa posição.

Exemplo 2:  Segurar uma carga em angulo de 90°, apenas segurar, fará com que haja contração do bíceps braquial.

 

Contração Isotônica Concentrica: movimentos no sentido das fibras musculares agonistas.

Exemplo: Levantar ao máximo uma carga com os braços causará uma contração no bíceps braquial e relaxamento dos músculos antagonistas, no caso o tríceps braquial.

Contração Isotônica Excentrica: Geralmente em movimentos de frenagem. Onde haverá impedimento de um peso ceder à gravidade.

Exemplo: O mesmo peso que foi elevado pela ação do bíceps braquial, terá a tendência natural de descer, devido a ação da gravidade, seu peso. Para impedir que o peso desça de vez, usamos uma ação de frenagem, onde podemos descer lentamente o peso, em extensão do antebraço. Esse descer lentamente o peso impede que ele caia (frenagem), havendo contração isotônica excentrica.

Exemplo 2: Quando sentamos, fazemos isso lentamente, devido a ação do quadríceps femural que nos mantém em flexão até nos acomodarmos na cadeira. Essa ação de impedir que caiamos bruscamente sobre a cadeira, é uma frenagem, logo, contração isotônica excentrica.

 

 

 

1
Dislike0
User badge image

Suzana Gomes

E também tem a Contração Pliométrica que ocorre entre uma mudança entre contração Excentrica e Contração Concentrica. Exemplo: Atletas usam em corridas com saltos.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais