Buscar

qual o papel da escola e dos educadores na reprodução ou de uma ruptura de determinadas ideologias filosóficas?

💡 3 Respostas

User badge image

Renata Renata

O professor tem papel de exposição de ideologia e por mais de seja difícil, dado a natureza humana, ser imparcial ao ensinar uma ideologia, o professor deve faze-lo para construir corretamente o processo de aprendizado e não somente o que o Estado ou ele próprio quer.

A atitude filosófica se baseia em uma atitude crítica sobre o mundo, as pessoas, as ações humanas ou mesmo a origem das coisas e dos comportamentos e fenômenos naturais e humanos.

Além disso, o pensamento filosófico também é crítico, pois visa desmistificar lendas e mitos; a filosofia também é uma forma de busca pela verdade, e para isso o pensamento precisa ser crítico.

 

2
Dislike0
User badge image

Mariana Rodrigues

muito obrigada
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Primeiramente, vamos entender o que é ideologia. Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy.

O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.


O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. As crianças necessitam de modelos a serem seguidos para que ajam em prol da equidade no mundo, e seus exemplos nos primeiros anos de vida são os pais, seguidos dos professores.

Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do aluno com a escola. É ele quem facilita o acesso a informações e dados, ao conhecimento acumulado pela sociedade, conduzindo, avaliando e executando experiências, eventos e projetos para que a construção da aprendizagem seja completa desde os primeiros anos na escola.


Tendo em mente esses conceitos, entendemos então que o papel do professor (e das escolas) é o de ensinar e explicar as diversas ideologias existentes, promovendo debates e o pensamento individual dos alunos, para que estes possam entender e escolher por si só quais são as ideologias que consideram pertinentes para suas vidas. O professor atua como um “provocador”, provocando no aluno o desejo por conhecimento e construindo a capacidade de raciocínio crítico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais