Buscar

Síntese como opera a cultura ? Da segunda parte do livro cultura

💡 1 Resposta

User badge image

Emily Moy

Os homens vêem o mundo de acordo com sua cultura, somos condicionados por nossa herança cultural, à não entender o outro. Cada cultura tem muitas variações de um mesmo padrão cultural, assim com também pessoas de culturas diferentes, têm reações diversas ante uma mesma situação.

 

Apesar de todos os homens possuírem a mesma anatomia, a utilização do corpo não é determinada geneticamente, ela depende de um aprendizado, que consiste em uma cópia de padrões que fazem parte da herança cultural de um grupo. Os indivíduos de um mesmo sistema cultural, utilizam o corpo de forma diferenciada em função do sexo.

 

Quando um homem vê o mundo sob a ótica da sua cultura, sempre é propenso a considerar seu ponto de vida como o mais correto e natural, este pensamento pode gerar muitos conflitos sociais, pois o germe do racismo está presente e muitas vezes serve de justificativa para violências praticadas contra outrem.

 

Os grupos de uma mesma sociedade tendem a dar tratamento diferenciado aos seus integrantes e aos estrangeiros, estas manifestações fatalmente resultam em xenofobia ou xenofilia, e em preconceito a quem dispensar tratamento igual para todos.

 

A cultura pode também condicionar alguns fatores biológicos, pois o resultado de heranças culturais, refletem-se no indivíduo, quando o tornam propício a receber sugestões, tais como morte por feitiçaria, cura de doenças, sensação de fome etc.

 

Independentemente da sociedade, não é possível que um indivíduo domine todos os aspectos de sua cultura, a participação é limitada quando à fatores de idade, sexo, crença, classe social e preconceito entre outros.

 

O importante porém é buscar um minímo de conhecimento da cultura, a fim de que saiba como se articular com os demais membros e agir em determinadas situações.

 

Todo sistema cultural tem uma lógica própria e é através desta lógica que deve ser entendido, ao invés de tentarmos transferir a lógica de um sistema para o outro, evitando assim a tendência de considerar lógico somente o próprio sistema e os outros como irracionais.

 

Cada sociedade busca dentro do seu contexto cultural, explicações para fatos como a vida e a morte. O que supomos como uma ordem inerente da natureza, não passa de uma ordenação que é fruto de um procedimento cultural, que dá um sentido cultural à aparente confusão das coisas naturais. Para se entender a lógica de um sistema cultural há a necessidade de compreender as categorias que o constituem.

 

A cultura se modifica em todas as sociedades, pois os homens sempre questionam seus hábitos e procuram modificá-los, a fim de adeqüá-los a uma necessidade, essas mudanças podem ter ritmo diferente de uma para outra, dai a impressão de que algumas sociedades estão estáticas. O contato com outros sistemas, muitas vezes estimula esta mudança.

 

Existem dois tipos de mudança cultural, uma interna, resultante da dinâmica do próprio sistema e outra externa resultante do intercâmbio com outros sistemas culturais. No primeiro caso as mudanças são lentas e no segundo geralmente é mais rápido e brusco, entretanto pode ser também um processo gradativo onde as trocas de padrões acontecem sem grandes traumas.

 

O tempo é elemento importante para analisar uma cultura, pode-se encontrar em um mesmo momento, dentro de uma mesma sociedade pessoas com juízos totalmente opostos sobre determinado fato.

 

Os sistemas culturais sempre estão em mudança, é necessário entendê-los a fim de que atenue-se o choque entre as gerações e evite-se preconceitos. Da mesma forma é necessário que a humanidade compreenda esta diferença entre os povos, pois é desta forma que o homem se prepara para encontrar o amanhã.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais