Buscar

Resposta????

Assinale a alternativa correta:
 
  As leis penais excepcionais ou temporárias são ultrativas, sendo consideradas uma exceção ao principio da extra-atividade da lei penal mais favorável.
  Em direito penal, assim como os outros ramos do direito, é admitida a analogia de forma ampla, como fonte mediata de aplicação da lei penal, para reparar eventuais lacunas da lei.
  A medida provisória, por ter força de lei, pode instituir crimes e penas, quando se tratar de situações urgentes, visando diminuir a criminalidade em tempo célere.
  O princípio da legalidade orienta que é necessária uma lei para definir crimes e penas, não necessitando, contudo, que a lei seja anterior ao fato praticado pelo agente.
  Os princípios gerais de direito são fontes imediatas de aplicação da lei penal.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

A assertiva A está correta, pois, mesmo terminado a vigência das leis excepcionais ou temporárias o fato ainda será considerado crime sendo uma exceção da retroatividade da lei mais benéfica.

A assertiva B está errada, pois, no direito penal não é permitido a analogia de forma ampla sendo permitida a analogia in bonam partem. 

A assertiva C está errada, pois, medida provisória não pode dispor sobre crimes. 

A assertiva D está errada, pois, a lei deve ser anterior ao fato praticado para ser considerado crime segundo o princípio da anterioridade penal.

A assertiva E está errada, pois, os princípios gerais do direito são fontes mediatas e não imediatas do direito penal. 

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais