Buscar

Átomo

Qual o modelo do Átomo de Bohr e a diferença do modelo planetário baseado na física clássica?

💡 1 Resposta

User badge image

Júnior Oliveira

Na física atômica, o átomo de Bohr é um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular. 

Ernest Rutherford, no início do século XX, faz o experimento de bombardear uma folha de ouro e, a partir da análise dessa experiência, afirma que átomos fossem constituídos de uma nuvem difusa de elétrons carregados negativamente que circundavam um núcleo atômico denso, pequeno e carregado positivamente. 

A partir dessa descrição, é fácil deixar-se induzir por uma concepção de um modelo planetário para o átomo, com elétrons orbitando ao redor do "núcleo-sol". Porém, a aberração mais séria desse modelo é a perda de energia dos elétrons por radiação síncrotron: uma partícula carregada eletricamente e acelerada emite radiações eletromagnéticas que têm energia; fosse assim, ao orbitar em torno do núcleo atômico, o elétron deveria gradativamente emitir radiações e cada vez mais aproximar-se do núcleo, em uma órbita espiralada, até finalmente chocar-se com ele. Um cálculo rápido mostra que isso deveria ocorrer quase que instantaneamente.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O modelo de Bohr é um modelo relativamente primitivo do átomo de hidrogênio , comparado ao átomo da camada de valência . Como teoria, ela pode ser derivada como uma aproximação de primeira ordem do átomo de hidrogênio usando a mecânica quântica mais ampla e muito mais precisa e, portanto, pode ser considerada uma teoria científica obsoleta . No entanto, devido à sua simplicidade e seus resultados corretos para sistemas selecionados, o modelo de Bohr ainda é comumente ensinado a apresentar aos alunos a mecânica quântica ou diagramas de nível de energia antes de passar para os mais precisos, mas mais complexos. átomo de escudo de valência. 

Enquanto Van den Broek sugeriu que o número atômico de um elemento é muito semelhante à sua carga nuclear, o último propôs um modelo do sistema semelhante ao do Sistema Solar, onde um núcleo contém o número atômico de carga positiva e é rodeado por um igual número de elétrons em conchas orbitais (também conhecido como Modelo de Bohr ). Além disso, o modelo de Bohr refinou certos elementos do modelo de Rutherford que eram problemáticos. Estes incluíam os problemas decorrentes da mecânica clássica, que previam que os elétrons liberariam radiação eletromagnética enquanto orbitariam um núcleo. Por causa da perda de energia, o elétron deveria ter rapidamente se espalhado para dentro e colapsado no núcleo. Em resumo, esse modelo atômico implicava que todos os átomos eram instáveis.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais