Buscar

URGENTE !!! O conceito socioantropológico da surdez fundamenta a perspectiva bilíngue na educação dos surdos. O bilinguismo coloca como ....

 

  • O conceito socioantropológico da surdez fundamenta a perspectiva bilíngue na educação dos surdos. O bilinguismo coloca como essencial a aquisição da língua de sinais e da língua majoritária do país, sendo a primeira (L1) e a segunda (L2) trabalhadas como segunda língua preferencialmente na modalidade escrita. De acordo com essa perspectiva é correto afirmar que o conceito socioantropológico é fundamentado:
    I- Em uma concepção da surdez exclusivamente como um tipo de patologia audiológica, sem considerar que essa patologia determina um funcionamento sociocultural alternativo.
    II- Em uma concepção global da surdez em que a língua de sinais desempenha as mesmas funções da língua oral quando a criança vivencia situações comunicativas naturais com adultos sinalizantes.
    III- Em uma concepção da surdez como marca cultural, em que os surdos apresentam dificuldade em desenvolver seu pensamento e linguagem de forma diversa da criança ouvinte.
    IV- Em uma concepção da surdez cujo foco está na capacidade de interação social do sujeito cabendo à escola priorizar seu desenvolvimento cognitivo-linguístico-social.
    V- Em uma concepção da surdez como diferença linguística, considerando que os surdos são capazes de aprender e interagir por meio da língua de sinais de seu país, desenvolvendo também a escrita da língua majoritária.
    Está incorreto o que se afirma em:
    a.
    b.
    c.
    d.
    e.

 

💡 3 Respostas

User badge image

Soraia Nascimento

B. II e V
0
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

A surdez é a dificuldade ou impossibilidade de usar o sentido da audição devido a uma perda de audição parcial ( perda de audição ) ou total ( cofose ) e unilateral ou bilateral. Assim, uma pessoa surda será incapaz ou terá problemas para ouvir. Essa pode ser uma característica herdada ou uma consequência de doença , trauma , exposição prolongada ao ruído ou medicamentos agressivos para o nervo auditivo.

Dependendo dos casos, uma pessoa surda geralmente pode desenvolver uma idiossincrasia com pessoas que se comunicam pelo canal visual, ou seja, com a linguagem de sinais (LS), sendo considerada como um coletivo cultural e social distinto, geralmente com a definição Comunidade de Surdos. O vínculo social entre os surdos signatários é geralmente muito forte devido, sobretudo, ao isolamento social em relação aos ouvintes, causado pelo pouco conhecimento do seu problema comum, ou estilo de vida, bem como pela fraca relação social por razões de compreensão. lingüística ou também por causa de idéias preconcebidas que as pessoas têm sobre os surdos, que podem ser alteradas através da interação completa em sua cultura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais