Interpretação de texto AV2 uNOPAR

O texto apresenta uma reflexão acerca da relação entre o texto, o autor e o leitor, observe:

"A partir do pressuposto de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, Kleiman (2009) interpreta que a atividade de leitura corresponde a uma interação a distância entre leitor e autor via texto".

(BRUM, L. S. ; BARIN, N. T. R. . A interação entre autor/texto/leitor nas práticas de leitura do ensino médio. In: Revista Novas Letras (UNIFAE), Santa Maria, RS, p. 32 - 33, 09 jun. 2012.)

Nesse sentido, é correto afirmar que tal relação é essencial para a leitura e compreensão do texto, uma vez que:


Alternativas:

  • a)

    o leitor escolhe o texto que deseja ler por causa do autor e suas relações diretas com o público, caso contrário nenhum leitor compreende textos de autores desconhecidos.

  • b)

    o leitor, ao ler um texto, busca no prefácio informações que auxiliem-no ao longo da leitura, especialmente nos dados biográficos que permitem um estudo maior do autor.

  • c)

    o leitor, ao ler um texto, realiza uma interação com o autor apenas em textos escritos em 2ª pessoa, nos demais textos, onde não há esse diálogo com o leitor, isso não ocorre.

  • d)

    o leitor, ao ler um texto, necessita buscar informações biográficas do autor para realizar a leitura, sem tal pesquisa não é possível compreender as posições dele.

  • e)

    o leitor, ao dialogar com o texto também dialoga com o autor, uma vez que as concepções de quem produziu tal texto está presente em sua escrita.

Disciplina:Serviço Social1.519 materiais