Buscar

Interpretação de texto AV2 uNOPAR

O texto apresenta uma reflexão acerca da relação entre o texto, o autor e o leitor, observe:

"A partir do pressuposto de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, Kleiman (2009) interpreta que a atividade de leitura corresponde a uma interação a distância entre leitor e autor via texto".

(BRUM, L. S. ; BARIN, N. T. R. . A interação entre autor/texto/leitor nas práticas de leitura do ensino médio. In: Revista Novas Letras (UNIFAE), Santa Maria, RS, p. 32 - 33, 09 jun. 2012.)

Nesse sentido, é correto afirmar que tal relação é essencial para a leitura e compreensão do texto, uma vez que:


Alternativas:

  • a)

    o leitor escolhe o texto que deseja ler por causa do autor e suas relações diretas com o público, caso contrário nenhum leitor compreende textos de autores desconhecidos.

  • b)

    o leitor, ao ler um texto, busca no prefácio informações que auxiliem-no ao longo da leitura, especialmente nos dados biográficos que permitem um estudo maior do autor.

  • c)

    o leitor, ao ler um texto, realiza uma interação com o autor apenas em textos escritos em 2ª pessoa, nos demais textos, onde não há esse diálogo com o leitor, isso não ocorre.

  • d)

    o leitor, ao ler um texto, necessita buscar informações biográficas do autor para realizar a leitura, sem tal pesquisa não é possível compreender as posições dele.

  • e)

    o leitor, ao dialogar com o texto também dialoga com o autor, uma vez que as concepções de quem produziu tal texto está presente em sua escrita.

💡 4 Respostas

User badge image

Jose Ramos

nao sei

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A questão é respondida por meio da alternativa representada pela letra E, isto é, uma vez que a leitura, como tudo que envolve o mundo da arte, se trata de um mecanismo de experiência receptiva em que quem experimenta auxilia na construção do significado da experiência, podemos afirmar que o leitor, ao realizar a leitura do texto, realiza um diálogo próprio com o mesmo e consequentemente com o autor dele, uma vez que as as concepções de seu criador está presente em sua escrita.

Dessa maneira, de acordo com as informações passadas acima, temos que a alternativa indicada pela letra E responde o exercício.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais