Buscar

Aspiração de Secreção

Definição: é um procedimento essencial e rotineiro na assistência de enfermagem ao paciente com problemas respiratórios que consiste na introdução de um cateter para retirar secreções do trato respiratório através da sucção.

Objetivo: manter vias aéreas livres; retirar secreção sem causar traumatismo; prevenir e tratar infeções do trato respiratório.

Risco: apesar de ser um procedimento rotineiro e essencial, a aspiração excessiva pode expor o paciente a sérias complicações, como: bradicardias, arritmias, laringoespamos, traumatismo da mucosa traqueal, cianose, infecções, hipertensão arterial, aumento da pressão intracraniana, insaturação de oxigênio, aumento da pressão parcial de gás carbônico, ansiedade, taquidispnéia, vasoconstrição coronariana, parada cardiorespiratória e atelectasia.

Como ocorre a exposição: o uso excessivo da aspiração pode ocasionar uma irritação nas vias aéreas, resultando numa estimulação vagal, e consequente broncoespamo. Além disso, a pressão negativa reduz a oferta de oxigênio nos pulmões, gerando microatelectasia. Como consequência do broncoespamo e da atelectasia, o paciente desenvolve hipoxemia, que associada a estimulação vagal, desencadeia graves bradicardias, com vasoconstrição coronariana, resultando no aumento do trabalho cardiopulmonar e diminuição do suprimento sanguíneo.

Materias necessários:
1. Aspirador portátil com coletor ou o kit de aspiração hospitalar
2. Cateter de aspiração
3. Extensor
4. Luva de procedimento e Luva de procedimento estéril
5. Gazes estéreis
6. Seringa de 20 ml
7. Copo com água
8. Ambu

💡 1 Resposta

User badge image

Danilo Santos

Correto

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais