Buscar

Quais principais principios se aplicam no jecrim

💡 8 Respostas

User badge image

Samir Garzedim Freire Garzedim Freire

Relativamente aos princípios informativos, no âmbito do juizado especial criminal, pode-se citar:

a. Princípio da oralidade: a forma escrita que predomina nos procedimentos criminais cedeu lugar à oralidade, ou seja, os atos realizados no juizado, preferencialmente, serão na forma oral. Reduzem-se, a termo, apenas os atos considerados essenciais, a teor do § 3º do art. 65. Assim, há um predomínio da forma falada sobre a escrita, sem que esta, entretanto, fique excluída. É o que ocorre, por exemplo, na elaboração dos termos circunstanciados, nas tentativas de conciliação e transação, depoimentos, entre outros.

b. Princípio da informalidade: o processo no Juizado Especial Criminal deve ser despido de formalidades, isto significa dizer que, fica afastada a rigidez formal dos atos praticados perante o juizado. Assim, muitos atos devem ser praticados com simplicidade e com intenção de conseguir os resultados desejados. É o que ocorre, por exemplo, quando a lei estabelece que os atos não serão considerados nulos se atingirem as finalidades para os quais foram realizados, como prevê o art. 65. Se, porventura, houver prisão em flagrante, não se formará o auto de prisão em flagrante. De outra banda, é dispensado o relatório de sentença (art. 81, § 3º) e que, se a sentença for confirmada pelos seus próprios fundamentos, a súmula da julgamento servirá de acordão. (art. 81, § 5)

c. Princípio da economia processual: visa dar fim à lide de forma econômica, ou seja, a aplicação deste principio convém obter o máximo de resultado na atuação a lei com o mínimo emprego possível de atividade jurisdicional.

d. Princípio da celeridade: que “busca reduzir o tempo entre a prática da infração penal e a decisão judicial, para dar uma resposta mais rápida a sociedade.”[2]

Encontram-se também presentes, no Juizado Especial, outros princípios que tradicionalmente regulam o Direito Penal e Processo Penal, tais como: o contraditório e ampla defesa, estado de inocência, devido processo legal, imediata aplicação da nova lei processual, vedação das provas ilícitas, entre outros.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Juizado Especial Criminal, descrito na lei 9.099 / 95, é norteado pelos princípios:

Oralidade: os atos realizados no juizado, são exteriorizados preferencialmente na forma oral, ou seja, a forma escrita cedeu o lugar para a oralidade, tornando apenas os atos elencados no parágrafo 3º do artigo 65 como forma escrita como sua essência. Mesmo a forma falada tendo prioridade, a forma escrita não perdeu seu valor.

Informalidade: os processos promovidos pelo JECRIM terão, em seu corpo, afastada a rigidez formal dos atos praticados. Ou seja, prezando pela simplicidade, fica mais viável alcançar os objetivos propostos pela ação.

Economia Processual: consiste na obtenção do melhor resultado possível, com a mínima intervenção da atividade jurisdicional.

****

Dentre esses, os princípios específicos dos Juizados Especiais também são aplicados: Verdade Real, Contraditório, Ampla Defesa, Devido Processo Legal, Presunção da Inocência, Inadmissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos, Oportunidade e Conveniência, Disponibilidade da Ação, Indivisibilidade da Ação, Oficialidade, Obrigatoriedade e Indisponibilidade da Ação.

0
Dislike0
User badge image

marta lucia

Dessa forma, de acordo com o art. 62 da lei nº 9.099/95[1], os princípios que norteiam o Juizado Especial Criminal são a oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, além dos princípios gerais da ação penal, que serão abordados adiante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais