Buscar

O Que são Ligações Glicosídicas e Peptídicas ?

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

As ligações peptídicas são ligações entre aminoácidos, que se utilizam do grupo carboxila de um com o grupo amina do outro, resultando em liberação de água. Essa ligação ocorre comumente entre aminas e carboxilas, e se iniciam quando a proteína está sendo sintetizada, deixando assim as ligações com a hidroxila livres. Uma semelhança entre esse tipo de ligação e a ligação glicosídica, é que ambas formam água. Por sua vez, as ligações glicosídicas são ligações entre monossacarídeos ou açúcares simples que formam moléculas maiores, como dissacarídeos e os polissacarídeos. Nas combinações entre a hidroxila e o carbono são combinados e nesse caso ocorre a produção de água, pois moléculas de hidrogênio se desassociam do álcool ou de alguma hidroxila qualquer. Após isso, as camadas de valência livres se unem, gerando assim a ligação glicosídica.

2
Dislike0
User badge image

Juliano Gonçalves de Oliveira

Ligação glicosídica

Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato.

Especificamente, o que ocorre é combinação da hidroxila de um carbono anomérico (Carbono ligado ao oxigênio central e a uma hidroxila livre) de um monossacarídeo ( grupohemiacetal) com a hidroxila de um álcool ou com a hidroxila de qualquer carbono de outro monossacarídeo, produzindo água. As valências livres de ambas as moléculas se unem produzindo a ligação glicosídica (-O-).

Enlace glucosídico.png

5
Dislike0
User badge image

Juliano Gonçalves de Oliveira

Ligação peptídica

Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água (H2O). Isto é, uma reação de síntese por desidratação que ocorre entre moléculas de aminoácidos.

Ligapep1.jpg
Ligapep2.jpg

ligação covalente C-N resultante é chamada ligação peptídica e a grupo funcional resultante é uma amida .Polipeptídeos e proteínas são cadeias de aminoácidos presas por ligações peptídicas. A espinha dorsal do PNA(quimicamente similar ao DNA e RNA) também é mantido por este tipo de ligação.

A ligação C-N tem um caráter parcial de dupla ligação, com o átomo de N alcançando uma carga positiva parcial e o O uma carga negativa parcial, não permitindo que a molécula normalmente gire sobre esta ligação. O arranjo inteiro dos quatro átomos C,O,N,H da ligação peptídica assim como os dois carbonos vicinais da ligação é uma estrutura planar. Esta ordenação planar rígida é o resultado da estabilização por ressonância da ligação peptídica. Por isso, o esqueleto resultante é uma série de planos sucessivos separados por grupos metilenossubstituídos. Isso impõem restrições importantes no número de conformações que uma proteína pode adotar.

O nitrogênio faz apenas 3 ligações covalentes , mas carrega uma molécula de hidrogênio parcialmente, sendo desprotonado na ligação pepitidica, formando com a hidroxila a molécula de H2O

Uma ligação peptídica pode ser quebrada por hidrólise (adição de água). Em determinadas condições e na presença de água, ocorre a quebra destas ligações espontaneamente com libertação de aproximadamente 10 kJ/mol de energia livre, porém o processo é extremamente lento. Em organismos vivos, o processo é facilitado pelasenzimas. Os organismos vivos também empregam enzimas para formar os peptídeos; este processo requer energia. O comprimento de onda de absorção para uma ligação 

4
Dislike0
User badge image

Vanessa Gimenez

A união estabelecida entre dois aminoacidos adjacentes numa molécula recebe o nome de ligação peptidica. Esse tipo de ligação ocorre sempre por meio da reação entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do outro.
Uma ou mais moléculas de monossacarídeos podem ligar-se, constituindo moléculas maiores. Oligossacarideo é o nome dado à estrutura formada pela associação de 2 a 10 moléculas de monossacarideos encontram-se unidos formando uma só molécula. Nela, os açúcares combinam-se através de ligações covalentes, que passam a ser chamadas ligações glicosídicas. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais