Buscar

o que é empirismo? alguém tem exemplos?

Gente eu não entendo quase nada quando a professora da exemplos de empirismo.

💡 6 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O empirismo foi uma teoria filosófica criada a muitos anos atrás, a qual tem forte relação com a natureza. Devido à essa forte relação, essa corrente filosófica pregava a autenticidade das experiências como base para se ter uma análise bem-sucedida da natureza ao redor do homem. Essa teoria foi utilizada na Escola Empírica, que era uma escola grega de medicina e nela os seus defensores pregavam que as primeiras formas de conhecimento que obtemos, ocorrem por meio de analises sensoriais, ou seja através dos nossos sentidos. Mais tarde essa mesma crença também foi utilizada em outras crenças como o racionalismo e foram aperfeiçoadas por filósofos da época, dentre eles, um dos principais representantes dessa filosofia, John Locke. Um dos exemplos mais clássicos desse tipo de filosofia está no fato de sabermos que o fogo é quente através do calor que ele emana, ou seja, uma criança por exemplo, aprende que o fogo queima através do seu tato, ao colocar a mão no mesmo e se queimar, ou sentir uma temperatura alta quando sua mão está próxima da chama.

 

0
Dislike0
User badge image

Celeste Nascimento

Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas, e são essas experiências que formam idéias. O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, quando a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.

O empirismo consiste em uma teoria epistemológica que indica que todo o conhecimento é um fruto da experiência e por isso, uma consequência dos sentidos. A experiência estabelece o valor,  a origem, e os limites do conhecimento.

O conhecimento empirico acontece atraves da vida cotidiana, e muitas vezes ao acaso, fundamentado apenas em esperiencias vivenciadas ou transmitidas de uma pessoa para a outra, fazendo parte  de antigas tradições.

3
Dislike0
User badge image

Mendes

É uma corrente que afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco. O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.

Tendo como principal teórico o inglês John Locke que defende essa corrente a qual chamou de Tabula Rasa.

Resumindo, a percepção do mundo externo e a abstração da realidade realizada na mente humana é o que faz o homem adquirir sabedoria, segundo o empirismo.

1
Dislike0
User badge image

Rosangela Ingrid

Obrigada gente!!!

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais