Buscar

explique detalhadamente a homeostase da glicose no plasma, referindo pâncreas, GLUTs, músculo esquelético, tecido adiposo e fígado?

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Luiza

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/transportadores-de-glicose/39389

 

 

 

aqui tem a resposta que voce precisa!

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Todas as isoformas de GLUTs diferem entre si em relação à especificidade do substrato, expressão tecidual e propriedades cinéticas. As isoformas podem ser divididas, de acordo com a conservação de suas características funcionais, em três classes: Classe I, inclui os transportadores (GLUTs) 1 – 4, as proteínas integrais melhor caracterizadas; Classe II, que compreende o GLUT-5 (transportador de frutose) expresso no intestino delgado, rins, testículo, músculo, tecido adiposo e cérebro.


Portanto, a distribuição de glicose pelos tecidos corporais tem o seu controle por meio da expressão e regulação das diversas isoformas dos transportadores de glicose nos tecidos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Fisiologia.

A homeostase glicêmica é um estado metabólico indispensável para a continuidade do cidadão. Alguns tecidos, como o sistema nervoso central, necessitam de uma achega glicêmico constante para preservar suas utilidades. Graus glicêmicos fisiológicos são alcançados a partir de um desempenho orquestrado entre vários órgãos e sistemas que atuam em resposta a um conjunto de mecanismos de determinação da glicemia sanguínea altamente desenvolvidos. O pâncreas exócrino, por exemplo, é altamente vascularizado, e as paredes dos capilares são dez vezes mais fenestradas que as das células endoteliais existentes no pâncreas endócrino. Isso protege uma grande personalidade de troca de substâncias entre o órgão e o sangue, o que permite a ágil determinação de componentes secretagogos de insulina na corrente sanguínea e a ágil liberação do hormônio após a ingesta alimentar. A reunião e a eliminação de insulina na corrente sanguínea são processos altamente desenvolvidos, capazes de reestabelecer a homeostase glicêmica depressa depois de uma alimentação. Assim como a insulina é relevante no processamento de preservação da glicemia pós-prandial, mais hormônios similarmente atuam regulando a homeostase em períodos prolongados de jejum.

Então, a subdivisão de dextrose pelos tecidos corporais possui o seu controle por meio da expressão e contratação das muitas isoformas dos transportadores de dextrose nos tecidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais