Buscar

Como que calcula PEPS e UEPS na ficha controle de estoque?

💡 3 Respostas

User badge image

Deivid Fróis

PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai) 

Na ficha de controle você tem 3 divisões geralmente chamadas de: 

Entrada - para contabilizar as compras. Saída - para contabilizar as vendas. Saldo - para contabilizar o saldo resultante das operações. 

No PEPS, toda vez que você comprar, deve fazer a anotação na parte de entrada. A quantidade comprada, o preço unitário e o saldo total (quantidade x preço unitário). Toda vez que vender alguma peça, você deve vender pelo preço mais antigo do estoque. 

Ex: Em fevereiro você comprou 10 peças por 5 reais, em março comprou 20 por 7 reais, ao final de março você vendeu 5 peças. Essas 5 peças vendidas devem sair pelo preço de 5 reais, que é o preço mais antigo do seu estoque, pois foi o PRIMEIRO que você comprou, por isso deve ser o primeiro a sair. E essa venda é contabilizada na saída, ficando 5 peças a 5 reais, contabilizando saldo de 25 reais (que é o CMV). Já o saldo que anteriormente era 10 peças por preço unitário de  5 reais (saldo total de 50 reais), passará a ser de 5 peças a preço unitário de 5 reais totalizando saldo de 25 reais. 

As próximas vendas que você fizer devem ser descontadas desse mesmo saldo até que ele se esgote, então você passa para o segundo lote (que foram das compras de março). 

No UEPS é da mesma forma, porém o contrário, você vai vender sempre as últimas unidades que comprou, por exemplo você comprou peças em fevereiro, março e abril, e em maio você vendeu 10 peças, essas peças devem ser tiradas das compras de abril, pois foram as últimas que você comprou.  

2
Dislike0
User badge image

Elivane Souza

Obrigada!
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) relaciona o custo da mercadoria vendida ao preço de compra mais antigo em estoque, assim, o método PEPS prioriza a ordem cronológica de entrada dos produtos privilegiando o uso do lote mais antigo de mercadorias até que as quantidades sejam esgotadas. Dessa forma, em seguida, é utilizado o segundo grupo mais velho e assim por diante. Ademais, para usar este tipo de gestão é necessário que as mercadorias do estoque sejam armazenadas de forma seriada.


O controle PEPS é muito utilizado em negócios onde as mercadorias vendidas possuem datas de validade, pois permite que os lotes de produtos mais “velhos” saiam primeiro.

Através do PEPS o custo das mercadorias vendidas são deduzidas das vendas na demonstração dos resultados de exercícios, o que é exigido pela Receita Federal.


Já o método UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai) é praticamente o contrário do método PEPS. Neste caso, o valor do último lote de mercadorias adquiridas é usado para calcular o preço de venda do produto, assim, nesta gestão, além da formação de preço tendo como base o último lote recebido, existe também a priorização de venda⁄saída dos lotes recebidos mais recentemente.


Fonte: http:⁄⁄www.sobreadministracao.com⁄peps-ueps-custo-medio⁄

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais