Buscar

Espaços escolares

Importante entendermos que o Curso de Pedagogia fornece ao acadêmico, possibilidades de conhecer a realidade em que se insere o processo educativo, a partir da contribuição das demais ciências. Atualmente vários estudos que tratam sobre a organização do trabalho pedagógico, chamam a atenção do professor sobre a importância de reflexão sobre a própria prática. A prática reflexiva, não se limita ao estudo disponibilizado apenas pela academia, guarda relação com valores, normas, poder e justiça. Sendo assim, é CORRETO, afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    A integração entre Teoria e a Prática, propicia ao professor, maior segurança para efetivação daquilo que se encontra proposto em sua proposta de trabalho.

  • b)

    A pesquisa escolar não pode ser considerada ferramenta de trabalho por ser somados aos seus resultados informações coletadas pela comunidade escolar.

  • c)

    A formação de professores reflexivos se consolida diante da problematização - reflexão e busca de hipóteses de solução, porém, na sala de aula, somente se concretiza com a ordem do diretor da escola.

  • d)

    A pesquisa se justifica apenas como possibilidade de manutenção, das relações de poder hierarquizado,

2)

A escola que pensa e que avalia seu projeto educativo pode ser considerada uma organização aprendente, que qualifica não apenas aqueles que nela estudam, mas também aqueles que nela ensinam. Essa escola contribui para a geração de conhecimento sobre si própria de maneira específica podendo ser considerada uma escola reflexiva, ou seja, que valoriza a ação-reflexão-ação em sua rotina. Podemos considerar que também é característica desse modelo de escola:


Alternativas:

  • a)

    Desconsiderar o entendimento sobre a realidade social,

  • b)

    Envolver toda comunidade na construção, definição, realização e avaliação de seu projeto escolar,

  • c)

    A equipe diretiva enfrentar problemas através da coerção autoritária, e imposição de idéias,

  • d)

    Uma visão individualista, pautada na valorização centralizadora de decisões, razão de ser da sua existência,

3)

Por ser uma atividade social que sustenta o desenvolvimento das pessoas e sua vivência em sociedade, a educação não pode ser considerada uma mera transmissão de conhecimentos. Abrange várias dimensões da formação humana tais como: a relação do homem consigo mesmo, com a natureza, as relações do homem com o trabalho, as manifestações culturais, o aprendizado nas instituições escolares, entre outros. Assim, a educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito, envolvendo desde a formação familiar, escolar, até aquela que acontece em outros espaços. No contexto, é inconcebível afirmar, que o compromisso da escola, se caracteriza:


Alternativas:

  • a)

    Pela reflexão, envolvendo também o senso comum, extraindo dele, a concepção de mundo e consciência filosófica, adequada aos interesses populares

  • b)

    Por tentar resgatar a unidade entre história e sujeito, preocupando-se com o processo do conhecimento e suas finalidades,

  • c)

    Por revelar aos sujeitos a verdade sobre o contexto econômico, político, cultural, em que vive, favorecendo conscientização e transformação social,

  • d)

    Por privilegiar unicamente o conteúdo clássico, a racionalidade técnica, a subsistência e a competitividade,

4)

Dentre os princípios da gestão democrática, merece destaque o seguinte enunciado:Cabe ao Pedagogo no espaço escolar,participar da formulação, discussão e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escolaOs princípios da gestão escolar democrática seguindo o contexto da LDB 9394/96, confirmam que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

 


Alternativas:

  • a)

    Participação da comunidade na gestão ficando a equipe da escola com a incumbência de auxiliar na elaboração e execução da proposta pedagógica da instituição.

  • b)

    A administração de seu pessoal, ou seja, seus funcionários, além dos recursos materiais e financeiros da instituição, ficam a cargo do secretário da escola.

  • c)

    A família deverá prover meios para recuperação dos alunos que apresentarem menor rendimento escolar.

  • d)

    O Trabalho do professor deverá apresentar certo distanciamento da família do aluno e da comunidade para não criar vínculos que incentivem os processos de integração da família com a escola.

5)

Dentre outras especificidades, cabe ao pedagogo preocupar-se com a organização do espaço e do tempo escolar, respeitando-se as atividades rotineiras e o calendário escolar. A organização do tempo e do espaço, é importante para que o professor consiga realizar aquilo que planejou. O professor, além de tudo que planeja, também traz consigo, para o espaço escolar, experiências vivenciadas e cheias de significado, tanto quanto o aluno. Continuando nossa reflexão, as alternativas abaixo, referem-se ao elemento tempo, na vida do professor, sendo CORRETO, afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    Grande parte do trabalho do professor acaba sendo realizado de maneira inadequada por causa do pedagogo.

  • b)

    A rotina do professor permite a organização do tempo escolar e a realização de um trabalho consistente que favorece a aprendizagem do aluno.

  • c)

    A escola, por ser um espaço destinado aos processos didático-pedagógicos, acaba favorecendo a retenção do aluno.

  • d)

    O magistério costuma ser para todos professores em final de carreira, contagem regressiva para aposentadoria.

💡 1 Resposta

User badge image

Fabyy Alves

A B D A B

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais