Buscar

QUAL PRAZO PARA VALIDADE DE CONCURSO PUBLICO, ONDE CABE AO APROVADO ENTRAR COM AÇÃO

💡 2 Respostas

User badge image

Victor

o que consta no edital.

1
Dislike0
User badge image

Cleuza Menezes

O prazo de validade do concurso (é aquele durante o qual considera-se válido o resultado final do concurso público, sendo assim o período máximo de que dispõe a Administração Pública para nomear os candidatos aprovados dentro das vagas oferecidas no Edital de Abertura).

Este prazo, deve ser observado por qualquer dos entes obrigados pela Constituição Federal a realizar concurso público para preenchimento de seus quadros. Conforme o art. 37, caput e inciso II, a título de conhecimento, cumpre sabermos que são obrigados a realizar concurso público toda a Administração Pública, seja esta a Direta, aí inclusos Municípios, Estados, Distrito Federal, União, bem como suas autarquias e fundações públicas, ou a Indireta, que abrange empresas públicas e sociedades de economia mista, assunto que será melhor abordado em artigo posterior.

Este prazo começa a fluir a partir da homologação do concurso, que por sua vez, ocorre com a publicação pela Administração Pública de um ato administrativo público, reconhecendo a regularidade de todas as fases ocorridas no concurso. Tal prazo pode durar até 2 anos após a referida homologação, e são prorrogáveis uma única vez, em obediência ao art. 37IIICF/88.

O Decreto 20.910/32 fixa, em seu art. 1º, o prazo de 5 anos, ou seja, um prazo quinquenal, para que a Administraçao Pública possa ser judicialmente acionada relativamente à revisão de seus atos administrativos, contados da data do ato ou fato que os originarem.

Porém, toda regra geral comporta exceções, de modo que, em determinados casos, o prazo prescricional começará a contar mesmo antes do término do prazo de validade. Um exemplo são os casos de preterição daqueles aprovados ainda no decorrer do prazo de validade, o que pode ocorrer através de desobediência à ordem classificatória ou de contratações precárias, em nítida afronta aos direitos dos aprovados.

Referências

- BRASIL, Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

- Decreto nº 20.910, de 6 de janeiro de 1932. Regula a prescrição quinquenal.

- Lei nº 12.016, de 7 de agosto de 2009. Disciplina o mandado de segurança individual e coletivo e dá outras providências.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais