Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

o que é efeito alostérico?

Se souber descreva um exemplo de antagonista alostérico e facilitador alostérico do efeito agonista
User badge image
Paula Rezende Baumgratz

há 10 anos

Respostas

User badge image

Rachid Figueirôa

há 10 anos

Olá Paula, tudo bem? Espero que sim.

Bem, pra te explicar melhor vou utilizar o exemplo prático das enzimas orgânicas e logo depois te cito um exemplo bem bacana pra você entender, ok?

Toda proteína possui um sítio ativo, que é o local da proteína que reconhece o substrato. O efeito alostérico acontece quando uma outra molécula se liga em outro local da proteína (que não seja o sítio ativo), e essa ligação altera a afinidade da proteína com o seu substrato. Essas moléculas são chamadas moduladores alostéricos. Se um modulador alostérico se liga a proteína, altera seu sítio ativo e a proteína passa a reconhecer mais fortemente seu substrato (o que aumenta a velocidade da reação), é um modulador positivo. Se diminuir a afinidade pelo substrato, é um modulador negativo.

Não diferente, as enzimas alostéricas são enzimas que contêm uma região separada daquela em que se liga o substrato, na qual pequenas moléculas regulatórias (efetores) podem ligar-se e modificar a atividade catalítica destas enzimas. Ao ligar-se à enzima, o efetor alostérico pode aumentar (efetor positivo) ou diminuir (efetor negativo) a atividade catalítica, através de modificações no sítio catalítico.

Agora um exemplo...

Bem sabemos que a hemoglobina transporta H+, CO2 e O2. As propriedades de ligação ao oxigênio da hemoglobina são reguladas por locais separados e não adjacentes(A hemoglobina é uma proteína alostérica). Ou seja, justamente as interacções alostéricas é que habilitam a hemoglobina a transportar O2, CO2 e H+ coordenadamente.

Um efeito agonista na hemoglobina: A ligação de O2 à hemoglobina promove a ligação de mais O2 à mesma molécula de hemoglobina. Por outras palavras, o O2 liga-se cooperativamente à hemoglobina.

A afinidade da hemoglobina para o oxigênio depende do pH e do CO2. Tanto o H+como o CO2 promovem a libertação do O2 ligado. Reciprocamente o O2 promove a libertação de H+ e CO2.

Um efeito antagonista, se compararmos a hemoglobina à mioglobina: A afinidade entre o oxigênio e a hemoglobina é também regulado por fosfatos orgânicos, tais como o 2,3-bifosfoglicerato, o que resulta numa menor afinidade para o oxigênio da hemoglobina em relação à mioglobina.

 

Espero ter te ajudado.

Não esquece de recomendar a resposta. Abraço! =D

Essa resposta te ajudou?

41
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Hugo David

há 10 anos

 O efeito alostérico acontece quando uma outra molécula se liga em outro local da proteína (que não seja o sítio ativo), e essa ligação altera a afinidade da proteína com o seu substrato

Espero ter te ajudado.

Essa resposta te ajudou?

15
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina