Buscar

Condutores elétricos naturais

 Quais os condutores elétricos e o por que conduzem eletricidade?

💡 5 Respostas

User badge image

Guilherme Castro

obrigado!

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos sobre Engenharia Elétrica para definir o conceito de condutor elétrico e explicar o que permite a condução elétrica.


O que determina se um material é um condutor ou isolante elétrico é sua estrutura atômica. Mais especificamente sua camada de valência.

Os condutores elétricos são materiais com excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. Os elétrons presentes na camada de valência são chamados elétrons livres.

A força de atração entre esses elétrons e o núcleo do átomo é pequena, o que facilita sua movimentação pelo material, tornando o material um bom condutor de eletricidade.

Os condutores mais eficientes são os metais.


Há um tipo específico de condutores chamados de semicondutores. Eles possuem propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes.

As condições físicas às quais o material semicondutor é submetido determinam se ele se comportará como condutor ou como um isolante. Esses materiais são largamente utilizados pela indústria de eletrônicos para a composição de circuitos.

Como exemplo de semicondutores, tem-se o silício e o germânio.


Resumidamente, os melhores exemplos de condutores elétricos são os metais. O que garante sua boa condução de eletricidade é o excesso de elétrons em sua camada de valência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais