Buscar

como calcular a seguinte questao

 uma ceramica avançada, como a sialon9abreviaçao de silicio, aluminio, oxinitreto), possui um limite de resistencia a traçao de 414 MPa.Esse valor se refere a umaceramica isenta de descontinuidades, o que é praticamenteimpossivel de ser produzido com as tecnologias atuais. Uma paquenatrinca com tamanho de o,o25cm, foiobservada uma peça de sialon. Depoisdesta etapa,esta peça fraturoude forma inesperada a uma tensao de apenas 3,5 MPa a partir da trinca. Estime o raio da ponta dessa trinca inicial.

💡 1 Resposta

User badge image

Julio C. Lourenço

Bom dia!

Existem na realidade diversas fórmulas para este cálculo, pois diversas são as teorias de propagação de trincas. Elas envolvem diversos fatores (tipo de material, mais dúctil, mais frágil, relação da ponta da trinca com o seu tamanho atual, etc).

Observando os dados fornecidos para este exercício, acredito que uma possível solução seja:

Observe que na ponta da trinca, esta deve chegar na tensão máxima, 414 MPa, a tensão aplicada é 3,5 MPa. A única coisa aqui de importante, é que ele supõe a trinca com um perfil elíptico, e seu tamanho é 2a. Se considerar no exercício qu e o tamanho é 0,025 cm da trinca, então devemos considerar este valor como 2a, e, portanto, colocamos metade deste valor, 0,00125 cm nesta conta. Resolveremos então para o raio, e encontraremoso o tamanho do raio da ponta desta trinca:

Fazendo a conversão, isto dará um raio de ponta de trinca de aproximadamente 89,34 nm.

 

Espero ter respondido sua pergunta!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais