Buscar

Os métodos de integração do Direito Tributário pressupõem uma hierarquia e ângulos de interpretação?

Os métodos de integração do Direito Tributário pressupõem uma hierarquia e ângulos de interpretação. Assim, conclui-se que:

 

          

  a.

  A interpretação lógico-sistemática denota nítida preocupação com a fonte       jurisprudencial da norma tributária.

            

  b.

A fonte única do Direito Tributário é, na verdade, a legislação positiva.

            

  c.

O positivismo formalista é o método mais adequado de interpretação do Direito          Tributário.

           

  d.

 A interpretação da norma tributária não se subordina ao que a doutrina denomina         de “pluralismo metodológico”.

         

  e.

   O método teleológico leva em conta a finalidade e o objeto da norma.

 

💡 4 Respostas

User badge image

Luís Antônio

Boa tarde, segue resposta: e. O método teleológico leva em conta a finalidade e o objeto da norma.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>O conteúdo da lei tributária é dividido em uma parte geral que inclui os aspectos materiais e aqueles de natureza formal ou processual, entre os quais: os princípios constitutivos do imposto, as fontes das regras, a aplicação temporal e espacial, a interpretação dos as normas, a classificação de impostos e suas características, os métodos de determinação de bases tributárias, infrações e sanções tributárias, isenção de débito, procedimentos de cobrança, fiscalização e revisão de atos administrativos e o estudo de órgãos da administração tributária.Dentro da lei fiscal definido como o conjunto de regras que regulam os impostos, pode-se distinguir um material lei fiscal que compreende o conjunto de normas jurídicas que regulam a relação jurídico-tributária e uma lei fiscal formal, compreendendo o conjunto de normas jurídicas que regulam atividade administrativa instrumental que visa assegurar o cumprimento de relações tributárias substantivas e aquelas que surgem entre a administração pública e os indivíduos durante o desenvolvimento desta atividade. A lei fiscal material é configurada como uma lei fiscal de obrigações cujas regras são finais. Pelo contrário, as regras do direito tributário formal têm uma natureza instrumental, adjetiva, significam apenas um passo no caminho que a administração deve seguir para liquidar o imposto. A legislação tributária formal e o material da legislação tributária não são, no entanto, claramente separados, suas regras estão intimamente relacionadas, pois fazem parte do mesmo sistema legal. A distinção deve ser feita com a flexibilidade e a relatividade com que toda a sistematização de normas deve ser usada.Portanto, a alternativa correta é a alternativa E.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais