Buscar

Aponte o que significou o período chamado RENASCIMENTO e sua contribuição na história da Psicologia:

💡 2 Respostas

User badge image

Alice Malafaia Castelo Branco

PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO
 

 

O período do renascimento é a transição para a sociedade moderna e dá-se, também, um processo de valorização do homem. As transformações ocorrem em todos os setores da produção humana. As ciências também conhecem um grande avanço, por exemplo em 1543 Copérnico causa uma revolução no conhecimento humano mostrando que o nosso planeta não é o centro do universo. E esse avanço contribui muito para o progresso da psicologia.

 

 

Durante a renascença a sociedade adquire novos valores sociais e econômicos voltados a interesses humanistas, já libertos do absolutismo religioso de antes, em 1659 Descartes apresenta o homem de uma maneira dissociada do pensamento cristão, afirmando que o homem é formado por uma substância física(corpo) e uma substância pensante mas que esta substância pensante não é um espírito abrindo caminho para o estudo da anatomia, proibida pela igreja, e contribuindo em muito para o progresso da Psicologia.


A Racionalidade do homem apareceu, então como a grande possibilidade de construção de conhecimentos.


Esse avanço na produção de conhecimentos propicia o início da sistematização do conhecimento científico.

 

Outra explicação...

 

 

A PSICOLOGIA NO RENASCIMENTO

 

 

Pouco mais de 200 anos após a morte de São Tomás de Aquino, tem início uma época de transformações radicais no mundo europeu. É o Renascimento ou Renascença. O mercantilismo leva à descoberta de novas terras (a América, o caminho para as Índias, a rota do Pacífico), e isto propicia a acumulação de riquezas pelas nações em formação, como França, Itália, Espanha, Inglaterra. Na transição para o capitalismo, começa a emergir uma nova forma de organização econômica e social. Dá-se, também, um processo de valorização do

 

As transformações ocorrem em todos os setores da produção humana. Por volta de 1300, Dante escreve A Divina Comédia; entre 1475 e 1478, Leonardo da Vinci pinta o quadro Anunciação; em 1484, Boticelli pinta o Nascimento de Vênus; em 1501, Michelangelo esculpe o Davi; e, em 1513, Maquiavel escreve O Príncipe, obra clássica da política.

 

As ciências também conhecem um grande avanço. Em 1543, Copérnico causa uma revolução no conhecimento humano mostrando que o nosso planeta não é o centro do universo. Em 1610, Galileu estuda a queda dos corpos, realizando as primeiras experiências da Física moderna. Esse avanço na produção de conhecimentos propicia o início da sistematização do conhecimento científico — começam a se estabelecer métodos e regras básicas para a construção do conhecimento científico.

 

Neste período, René Descartes (1596-1659), um dos filósofos que mais contribuiu para o avanço da ciência, postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Esse dualismo mente-corpo torna possível o estudo do corpo humano morto, o que era impensável nos séculos anteriores (o corpo era considerado sagrado pela Igreja, por ser a sede da alma), e dessa forma possibilita o avanço da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuir em muito para o progresso da própria Psicologia. 

BJs

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Renascimento é um período em história europeia, cobrindo o período entre os séculos 14 e 17 e marcando a transição da Idade Média para a modernidade. A visão tradicional se concentra mais no início da modernidade aspectos do Renascimento e argumenta que foi uma ruptura com o passado, mas muitos historiadores hoje se concentram mais em seus aspectos medievais e argumentam que era uma extensão da Idade Média.


A base intelectual do Renascimento era sua versão do humanismo, derivada do conceito de Roman Humanistas e a redescoberta da filosofia grega clássica, como a de Protágoras, que dizia que "o homem é a medida de todas as coisas". Esse novo pensamento tornou-se manifesto em arte, arquitetura, política, ciência e literatura. Os primeiros exemplos foram o desenvolvimento da perspectiva na pintura a óleo e o conhecimento reciclado de como fazer concreto. Embora a invenção do tipo móvel de metal.


A disseminação de ideias a partir do final do século XV, as mudanças do Renascimento não foram uniformemente experimentadas em toda a Europa: os primeiros traços aparecem na Itália no final do século 13, em particular com os escritos de Dante e as pinturas de Giotto.


Como um movimento cultural, o Renascimento abrangeu o florescimento inovador de literaturas latinas e vernáculas, começando com o ressurgimento do século XIV de aprendizado baseado em fontes clássicas, que contemporâneos creditaram a Petrarca; o desenvolvimento da perspectiva linear e outras técnicas de tornar uma realidade mais natural na pintura; e reforma educacional gradual, mas generalizada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais