Buscar

Explique como ocorre a geraçao e propagaçao do potencial de açao em fibras nervosas?

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa De Sousa Silva

O potencial de ação que se estabelece na membrana estimulada acaba perturbando a área vizinha,levando a despolarização. O estimulo provoca uma onda de despolarizações que se propagam ao longo da membrana do neurôneo,essa onda de propagação são o impulso nervoso e as fibras nervosas.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Um potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que viaja ao longo da membrana celular, modificando sua distribuição de carga elétrica. Os potenciais de ação são usados no corpo para transportar informações entre tecidos e outros, o que os torna uma característica microscópica essencial para a vida . Eles podem ser gerados por vários tipos de células do corpo, mas os mais ativos em seu uso são as células do sistema nervoso para enviar mensagens entre as células nervosas (sinapses) ou de células nervosas para outros tecidos do corpo, como músculos ou glândulas .
As variações do potencial de membrana durante o potencial de ação são o resultado de mudanças na permeabilidade da membrana celular a íons específicos (especificamente, sódio e potássio ) e consequentemente mudanças nas concentrações iônicas nos compartimentos intracelular e extracelular.
Os potenciais de ação são acionados quando uma despolarização inicial atinge um limite. O fluxo líquido de carga positiva que acompanha os íons de sódio despolariza o potencial de membrana, levando a uma abertura dos canais de sódio dependentes de voltagem. Esses canais fornecem um fluxo maior de correntes iônicas para dentro, aumentando a despolarização em um feedback positivo que faz com que a membrana atinja altos níveis de despolarização.
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais