Buscar

O que foi o mecanismo?

💡 5 Respostas

User badge image

Isabela Pacheco

mecanicismo é uma teoria filosófica determinista segundo a qual todos os fenômenos se explicam pela causalidade mecânica ou em analogia à causalidade mecânica (causalidade linear ou, instrumentalmente, como meio para uma causa final). 

Em filosofia, o mecanicismo é defendido pelo deísmo, que sustenta que o universo é um mecanismo, o qual pressupõe a existência um ser superior não-mecânico (Deus), assim como um relógio pressupõe a existência do relojoeiro que o construiu.

Em biologia, mecanicismo refere-se às teorias que afirmam que todos os fenômenos que se manifestam nos seres vivos são mecanicamente determinados e, em última análise, essencialmente de natureza físico-química. Esta postura opõe-se às explicações vitalistas que postulam a existência de uma força ou impulso vital sem a qual a vida não poderia ser explicada.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a esta questão adequadamente vamos expor o que é o mecanicismo, já que “mecanismo” não figura como um conceito ou corrente de pensamento dentro da filosofia.
O mecanicismo é uma teoria filósofica que despontou no século XVII e que entendia que todos os fenômenos naturais poderiam ser explicados como se fossem constituídos por meio de uma máquina que estaria movimentando suas engrenagens, ou seja, os fenômenos físicos se explicariam por meio de uma causalidade mecânica, assim como se explica o funcionamento de um relógio.
Esta corrente foi sustentada principalmente pelos filósofos e matemáticos Descartes, Galileu e Leibniz. Eles entendiam que o universo é todo mecânico e ordenado, já que uma entidade que não é mecânica (Deus) o fez desse jeito. A natureza seria uma máquina com várias engrenagens e seus movimentos e mudanças se explicam por causas destas engrenagens e por causa do seu criador.
Buscando explicar os fenômenos naturais e suas implicações científicas para que fosse possível fundamentar a revolução científica que acontecia no século XVII, estes filósofos reduziram toda a explicação ao movimento da matéria, que se modificaria ordenadamente causando o movimento dos corpos. Este mecanismo não se restringia à física, mas também era aplicado no âmbito da biologia e da química. Descartes, por exemplo, entendia que os animais eram máquinas (ou autômatos) sem alma, enquanto os seres humanos eram máquinas com almas.
Finalmente, temos que o mecanicismo é a teoria filosófica que propõe que todos os fenômenos sensíveis são frutos do movimento de matéria e podem ser explicados da mesma maneira que se explica as engrenagens de qualquer máquina.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais