Buscar

Qual é a relação entre indivíduo/sociedade e individualismo na concepção de Marx,Durklein e Max Weber,preciso de 3 exemplos

💡 1 Resposta

User badge image

Evelyng Ribeiro

  • KARL MARX – 1818-1883KARL MARX – 1818-1883• Análise dos indivíduos no contexto social.• Entre os homens e os animais não existe apenas diferença biológica – cultura – construção da sua própria história.• Ideia de indivíduo isolado – sociedade capitalista.• As relações sociais não acontecem apenas entre indivíduos, mas também entre classes e essas condições são definidas pelo Estado, por meio de leis, tribunais ou polícia.O foco da teoria de Marx está nas classes sociais – a luta de classes é o motor da história. O homem constrói sua história condicionado pelo meio em que vive e na busca de satisfazer as suas necessidades materiais e imateriais. Não é idêntica a uma ação homogênea, isto é, não é orientada pela ação dos demais, mas pela necessidade; Não é idêntica a uma ação influenciada, isto é quando agimos porque os outros também agem assim.
  • ÉMILE DURKHEIM - 1858-1917 A sociedade prevalece sobre o indivíduo.Consciência coletiva – conjunto de regras,normas, leis que regem o agir das pessoas. As instituições sociais congregam oselementos essenciais da sociedade, dando-lhe sustentação e permanência. A educação é veículo de transmissão e herança dos valores.
  • Anomia: ausência ou insuficiência de normatização das relações sociais. Patologia social: quando aquilo que não é normal acontecer na sociedade passa a acontecer frequentemente a ponto de se considerar normal. Coerção social: é a força que a sociedade exerce sobre o indivíduo.
  • MAX WEBER - 1864 - 1920 Sua preocupação central era compreender o indivíduo e suas ações. Conceito básico é a ação social, compreendida como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros
  • Os indivíduos agem socialmente em quatro grandes maneiras.- Ação tradicional: por costume ou tradição da família ou grupo social.- Ação afetiva: tem por fundamentos os sentimentos de qualquer ordem.- Ação racional com relação a valores: fundada em convicções sem levar em conta as consequências previsíveis.- Ação racional com relação a fins: fundamenta-se numa avaliação da relação entre meios e fins.
  • Essas ações são tipos ideais, pois servem para o sociólogo analisar a realidade. Para Durkheim, as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados, e, com base no que tras dentro de si, o indivíduo escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam ou seja, agem com sentido e numa perspectiva de reciprocidade.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais