Buscar

Qual a origem da teoria geral do Estado ?

💡 2 Respostas

User badge image

alexsandra arthur

Teoria Geral do Estado (TGE) é a disciplina que estuda os fenômenos do Estado, desde sua origem, formação, estrutura, organização, funcionamento e suas finalidades, compreendendo-se no seu âmbito tudo que considera existindo no Estado ou sobre ele influindo.

1
Dislike0
User badge image

LR

A Teoria Geral do Estado (TGE) é, geralmente, mais acionada por estudiosos do Direito do que por estudiosos da Sociologia, e confunde-se por vezes com o próprio conceito de Ciência Política. Primeiramente é necessário constar que o conceito de TGE é por si só polêmico pois não é possível generalizar a ciência dessa forma, ou seja, estabelecer um regra geral capaz de responder a um único objeto. Sabendo que o conceito de Estado assumiu contornos muito diversos ao longo do tempo e segundo a conjuntura de quem o teoriza, não é possível atribuir a ele uma regra geral. Entretanto, o ensino do Direito demanda uma sistematização do conceito do Estado afim de “preparar o profissional do Direito para ser mais do que um manipulador de um processo técnico, formalista e limitado a fins imediatos” (DALLARI, 2005: 1). Isto porque, “a) é necessário o conhecimento das instituições, pois quem vive numa sociedade sem consciência de como ela é organizada e do papel que nela representa não é mais do que um autônomo, sem inteligência e sem vontade; b) é necessário saber de que forma e através de que métodos os problemas sociais deverão ser conhecidos e as soluções elaboradas, para que não se incorra no gravíssimo erro de pretender o transplante, puro e simples, das fórmulas importadas, ou a aplicação simplista de ideias consagradas, sem a necessária adequação às exigências e possibilidades da realidade social; c) esse estudo não se enquadra no âmbito das matérias estritamente jurídicas, pois trata de muitos aspectos que irão influir na própria elaboração do direito” (DALLARI, 2005: 1-2).

Fica assim esclarecido que a TGE não pretende um aprofundamento da questão do Estado, pois isso é tarefa não de uma teoria única e sim de uma disciplina muito mais abrangente (Ciência Política). Estamos tratando então de uma sistematização de “conhecimentos jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, históricos, antropológicos, econômicos, psicológicos, valendo-se de tais conhecimentos para buscar o aperfeiçoamento do Estado, concebendo-o, ao mesmo tempo, como um fato social e uma ordem, que procura atinger os seus fins com eficácia e justiça” (DALLARI, 2005: 2). Dallari expõe ainda que a TGE “é realmente nova, só aparecendo nos fins do século XIX” (DALLARI, 2005: 2), quando surge na academia alemã um esforço “de sistematização jurídica dos fenômenos políticos. Teve especial importância a obra de Gerber, ‘Fundamentos de um Sistema de Direito Político Alemão’, aparecida em 1865, que iria exercer grande influencia sobre outro notável alemão Georg Jellinek, a quem se deve, afinal, a criação de uma Teoria Geral do Estado” (DALLARI, 2005: 3-4).

Referência bibliográfica:

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos da teoria geral do Estado. 25ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais