Buscar

O que é consciência científica?

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Carolina Camargo

é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Por esse motivo se costuma dizer que quem está desmaiado ou em coma está inconsciente.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão será preciso recorrer às mudanças históricas do pensamento humano. Assim, poderemos entender como a consciência humana se modificou de consciência filosófica para consciência científica. Deste modo, poderemos conceituar o que é a consciência científica.
Na antiguidade, principalmente em relação à Grécia Antiga, a civilização explicava os fenômenos naturais e sociais por meio dos mitos, que traziam todos os valores, leis, normas e ensinamentos que eram necessário àquela vivência. Entretanto, há certo desenvolvimento na razão humana que leva os gregos a se sentirem compelidos em buscar explicações mais racionais, já que os mitos passaram a ser insuficientes para explicar a realidade.
Deste modo, se estabelece um pensamento filósofico que procura explicar o mundo por meio de argumentos racionais, buscando também explicações sobre as experiências sensíveis, o que leva a críticas sociais e busca de explicações físicas que poderiam esclarecer as mudanças da natureza.
Este pensamento filosófico, mesmo com muitas mudanças ao longo do tempo, perdurou durante muitos séculos. Entretanto, durante os séculos XVI e XVII, ocorreram muitas mudanças no mundo, principalmente na Europa, onde há uma revolução científica que transforma toda a visão de mundo das pessoas. A argumentação filosófica deixa de ser suficiente e os filósofos e matemáticos passam a buscar explicações científicas, com base em experimentos, instrumentos técnicos e repetições, nascendo assim o que chamamos hoje de ciência.
Portanto, temos que a consciência científica é esta noção partilhada pela maioria da população que os mitos e as argumentações racionais não bastam para explicar o mundo. É necessário que todas as teorias sejam justificadas e verificadas cientificamente, o que pressupõe previsões rigorosas que ajudam a compreender e ordenar o futuro.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais