Buscar

qual a diferença entre princípio da irretroatividade e da anterioridade no direito tributario?

💡 3 Respostas

User badge image

Iohan R. Tre.

 O Princípio da Irretroatividade no Direito Tributário, contido no art. 150, III, A, da CF, proíbe que sejam cobrados tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes da lei que os instituiu ou majorou. Nas palavras de Alexandre Mazza: "... a lei publicada hoje vale para o presente (fatos pendentes) e o futuro (fatos futuros), mas não atinge os fatos geradores já ocorridos."¹

 Já o Princípio da Anterioridade (compreendendo esta a Anterioridade Anual e a Nonagesimal) "estabelece um intervalo entre a publicação da lei que cria ou majora o tributo e a data de sua efetiva exigência"² e está previsto no art.150, III, b e c, da CF.

¹ Alexandre Mazza, Manual de Direito Tributário, p.221, 222.

² Alexandre Mazza, Manual de Direito Tributário, p.202.

 

3
Dislike0
User badge image

Shaskya Gama

A irretroatividade determina que uma lei nova não atingirá os fatos geradores ocorridos em momento anterior à vigência do diploma legal, salvo algumas situações previstas no CTN, posto que favoráreis ao contribuinte.

A anterioridade significa dizer que, em regra, um tributo só será cobrado desde que exista lei prévia que o institua, a qual só será válida para o exercício financeiro posterior a sua criação (anterioridade anual) e, em algumas hipóteses, após decorrido o prazo de 90 (noventa) dias (anterioridade nonagesimal).

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

  • Princípio da Irretroatividade:

Tal principio determina que é proibida a cobrança de fato gerador ocorrido antes da lei que instituir o tributo ou majorá-lo.

Está atrelado ao principio da segurança jurídica, conforme a Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro, no art. 6º, que diz:

"Art. 6. A Lei entra em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada"

Está previsto no art. 150, III, "a" da CRFB:

"Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

III – cobrar tributos:

a) em relação a fatos geradores ocorridos antes de inicio da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;"

  • Princípio da Anterioridade:

Tal princípio está contido no art. 150, III, “b”, da Constituição Federal.

Art. 150 – Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios...

III – cobrar tributos (...)

b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.”

O exercício financeiro no Brasil começa no dia 1° de janeiro e se prolonga até o dia 31 de dezembro de cada ano. Há, pois, coincidência entre o ano civil e o ano fiscal.

Está associado ao principio da "não-surpresa tributária", evitando que os contribuintes sejam surpreendidos com as novas cobranças, sem terem tido tempo suficiente para melhor conhecer a nova legislação, e, em função dela, poderem programar-se, pois também o contribuinte, empresário ou não, necessita de planejamento para dar continuidade a suas atividades, empreendimentos, assim como para controle do orçamento familiar.

Alguns doutrinadores também colocam dentro do princípio da anterioridade o dispositivo que proíbe que sejam cobrados tributos antes de decorridos 90 dias da data de publicação da lei que os instituiu ou aumentou (art. 150, III, "c" da CRFB).

"c)  antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;"

Para estes, isso qualificou o princípio da anterioridade, vez que não basta que a lei que majore ou institua impostos seja anterior ao exercício financeiro. É necessário que a norma aguarde 90 dias para que irradie seus efeitos, garantindo mais segurança ao contribuinte.

Há também o principio da o princípio da anterioridade especial, também de 90 dias, este aplicável tão somente às contribuições para a Seguridade Social. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais