Buscar

Sobre o holismo e sua metodologia, podemos assentir que

💡 3 Respostas

User badge image

Leonardo D. Lourenço

O nascimento da sociologia ocorreu concomitantemente com o surgimento do holismo metodológico. A sociologia ganhou o seu nível mais elevado de sistematização e de cientificidade a partir da obra de Émile Durkheim, As Regras do Método Sociológico. Sem dúvida, antes de Durkheim havia uma “sociologia em estado embrionário” nas obras de Saint-Simon, Comte, Tarde, Spencer, entre outros, mas é com ele que a sociologia torna-se sistemática e científica. Também antes dele já existia um “holismo metodológico embrionário”, tais como o de Comte e Spencer, em muitos pensadores sociais, bem como em filósofos e cientistas naturais, mas é com Durkheim que ele é sistematizado e ganha forma de uma metodologia sociológica.

O termo fundamental utilizado por Durkheim que deixa explícito o seu holismo metodológico é o de fato social. Para Durkheim, os fatos sociais são coisas exteriores que exercem coerção sobre os indivíduos[2]. Tal como colocou Anthony Giddens: “os fatos sociais são externos em relação aos indivíduos e exercem coerção sobre eles. Em As Regras, prosseguindo no tema do caráter naturalístico da sociologia, Durkheim sugeriu que essas características do fato social correspondem à externalidade do mundo físico e às coerções ou resistências que ele oferece aos nossos atos - posição da qual mais tarde se afastou em parte. Cada indivíduo nasce numa sociedade já organizada e que por isso lhe modela o desenvolvimento pessoal: uma sociedade pode ter uma organização estável, em aspectos discerníveis, no correr de vários séculos, enquanto gerações de indivíduos vivem suas vidas e morrem. Um indivíduo, portanto, é apenas um elemento de uma totalidade, uma unidade de um sistema muito maior. As propriedades da totalidade não de deduzem das propriedades dos indivíduos que se combinam para formá-la. Durkheim procurou mostrar que o princípio envolvido nisso pode ser iluminado por analogia com a combinação de entidades químicas. As propriedades do hidrogênio e do oxigênio, consideradas isoladamente, são muito diferentes das propriedades que surgem quando eles se combinam para formar a água”

Assim se vê em Durkheim uma oposição entre indivíduo e sociedade, em que há a primazia da sociedade sobre o indivíduo. Aqui se encontra uma concepção de sociedade que tem uma importante conseqüência para sua estruturação do método sociológico. A idéia de que a sociedade molda o indivíduo é referente à realidade social, ou seja, ela se refere a uma determinada concepção de sociedade ou de relação entre indivíduo e sociedade. Esta concepção de sociedade possui ressonâncias sobre a estruturação durkheimiana do método sociológico.

Desta forma, ao considerar o papel proeminente da sociedade em relação ao indivíduo, ao postular esta determinada concepção da realidade social, Durkheim deveria, naturalmente, transferir esta concepção para o núcleo do seu método sociológico. Sem dúvida, podemos dizer que foi isto que ocorreu.

O método sociológico de Durkheim se estruturou como um holismo metodológico. Para Durkheim, se a sociologia quiser o status de ciência, cujo modelo é o das ciências naturais, deverá retratar os fatos sociais como eles são. Como eles são? Eles são predominantes sobre os indivíduos, são coercitivos e objetivos. As representações coletivas (o exemplo mais utilizado por Durkheim é o da religião) e a educação são fatos sociais, sendo, portanto, predominantes sobre os indivíduos, exercendo coerção sobre eles

Se a realidade dos fatos sociais demonstra que eles estão acima dos indivíduos e exerce coerção sobre eles, então o método sociológico deve tomar isto como o seu princípio metodológico básico. O objeto do conhecimento, assim concebido, fornece a base empírica que fundamenta o método sociológico. Esta “base empírica” fundamenta o método sociológico se transforma em um modelo a ser utilizado pelo sujeito do conhecimento como instrumento para compreender a realidade social. É por isso que o sociólogo deve tratar os fatos sociais como coisas.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Denomina-se Holista a concepção de sociedade que enaltece a totalidade social e subordina o individuo a ela, de modo que a sociedade é a totalidade natural, ao passo que o individuo nada é sem ela.O holismo é portanto uma concepção organicista da sociedade, segundo a qual se considera que os indivíduos possuem sentido e propósito a partir de seu papel social naquele meio. Ou seja, sob essa concepção, temos que aa sociedade é mais do que a soma dos indivíduos que a compõem e de suas relações puramente pessoais. O indivíduo assim se o torna na medida em que integram a sociedade. Em resumo, o ser humano só é humano na medida em que vive em sociedade.

Quando se aplica a concepção de holismo social à determinação dos métodos pelos quais se pode estuda-la pelo viés científico, passa-se ao holismo metodológico, isto é, uma perspectiva epistemológica pela a qual o estado dos fenômenos sociais deve considerar a totalidade do meio social e compreende-los a partir dessa totalidade, de modo que as ações dos indivíduos só se tornam compreensíveis relacionadas à sociedade enquanto unidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais