Buscar

Descreva os distúrbios de crescimento celular citando uma causa e exemplo para cada.

💡 3 Respostas

User badge image

David Lucas Ribeiro de Almeida

Atrofia: Diminuição do volume de um orgão ou musculo. Caracterizado pela ausencia ou deficiencia de nutrição, geralmente associada com apoptose e autofagia. Ex: Caquexia e menopausa.

Hipertrofia: Aumento quantitativo dos contituentes e das funções celulares. Ex: Hipertrofia ventricular, Cardiomiopatia hipertrófica e Hipertensão.

Distrofia: Aumento quantitativo dos constituentes  e das funções celulares, o que provoca aumento das celulas e dos orgãos afetados. Ex: Distrofia muscular.

Metaplasia: É alteração reversivel quando a célula adulta, seja epitelial mesequimal, é substituida por outra do tipo celular. Pode ser interpretado intepratado com uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um extresse a  um tipo celular mais apto a suportar. Ex: Metaplasia intestinal, Esofago de Barret e gastrite atrófica.

Displasia: Desenvolvimento anormal dos tecidos, dividido conforme a gravidade em leve, moderada e grave, e que envolve problemas de multiplicaçao e anomalias celulares. É abservada nas mucosas  genitais, respiratórias, digestivas e nas mamas 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Alguns distúrbios de crescimento celular ocorrem por conta da demanda funcional, por estímulo hormonal, em ambientes hostis ou por fatores genéticos, dessa maneira, podemos destacar são:

Hipertrofia: Trata-se do aumento dos constituíntes celulares, isto quer dizer que acontece um aumento do volume celular, a razão pode ser elevação da demanda funcional ou estimulo hormonal;

Hipotrofia: É, basicamente, o contrário da hipertrofia, a célula diminui seu volume;

Hiperplasia: Refere-se a elevação do número de células por conta da elevação da demanda funcional ou estímulo hormonal;

Hipoplasia: De maneira simples, é o processo contrário da hiperplasia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais