Buscar

Outra diferença está na forma de disputa dos torneios.

Questão 2/5 - Organização de Eventos Esportivos e Recreativos

Considere o excerto de texto: 

“Outra diferença está na forma de disputa dos torneios. Na Inglaterra, o campeonato é organizado em sistema de ‘turno e returno’ [...]. Já os campeonatos nacionais norte-americanos [...] têm uma fase final, chamada play-off, disputada pelas equipes mais bem classificadas em uma fase preliminar do torneio, em que todas as equipes se enfrentam entre si”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, J. M. C. M. O monopólio nos esportes: comparação da organização dos esportes comercializáveis nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil. História econômica & história de empresas, v. 15, n. 2, p. 47-80, 2012, p. 63,4. 

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Planejamento de eventos esportivos e recreativos sobre a elaboração da tabela em um evento esportivo que utiliza rodízio simples como sistema de disputa para 8 competidores, analise as afirmativas: 

I. ( ) Havendo 8 competidores e uma competição estabelecida com turno único, o evento será composto por 8 rodadas.

II. ( ) Se a tabela é elaborada iniciando com 1x2, mantém-se a posição 1 e gira-se as demais posições em sentido anti-horário.

III. ( ) Para esse número de competidores, sempre haverá um dos concorrentes isento em todas as rodadas. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 

A

V – V – F

 

B

V – F – V

 

C

F – F – V

 

D

F – V – V

 

E

F – V – F

💡 2 Respostas

User badge image

Silvia Beatriz

E

F – V – F

APOL 100

Comentário: A sequência correta é: F – V – F. A afirmativa I é falsa, pois, para calcular o número de rodadas, deve-se diminuir 1 do número de concorrentes. Nesse caso, 8 competidores menos 1 equivale a 7 rodadas. Conforme o livro-base: “Número de rodadas: NR = número de rodadas; NC = número de concorrentes”, logo, NR = NC – 1 (livro-base, p. 276). A afirmativa II é verdadeira, pois, “para elaborar uma tabela de rodízio no caso em que o número de competidores é par, constrói-se uma coluna, iniciando-se com o confronto 1 x 2. [...] Para desenvolver as demais rodadas, é necessário manter sempre o primeiro elemento da coluna da esquerda fixo (no caso, o número 1), enquanto os demais giram no sentido anti-horário [...]” (p. 274). A afirmativa III é falsa, pois a questão coloca 8 competidores (número par) e a alternativa é o caso para rodízios com número ímpar de competidores: “Quando o número de competidores é ímpar, constrói-se uma coluna, deixando um dos concorrentes isentos na primeira rodada [...]. em todas as rodadas haverá um isento (sem competir)” (p. 276).

0
Dislike0
User badge image

Áquilas Pereira

Letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais