Buscar

explique a teoria da reminiscência em Platão .

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Reminiscência, do latim "reminiscentĭa", é um conceito que se pode associar a evocações, memórias ou recordações. Uma reminiscência é a representação mental de uma situação, um feito ou outra coisa que teve lugar no passado. Em geral, entende-se a reminiscência como uma imagem pouco precisa ou uma recordação que a pessoa não atesoura com clareza. Uma reminiscência é quase um rastro ou uma pegada de algo que aconteceu anteriormente.


No âmbito da filosofia, a reminiscência é uma forma de compreender o ato cognitivo. Esta teoria foi desenvolvida por Platão (filósofo grego, discípulo de Sócrates), que afirma que a alma vivia no Mundo Inteligível e contemplava a verdade absoluta. O motivo pelo qual a alma foi condenada a viver no Mundo Sensível, onde veria apenas sombras do Mundo Inteligível. Com isso, ele o conhecimento é um processo de rememoração, recordação, lembrança das ideias que já foram contempladas pela alma anterior ao seu encarceramento no corpo biológico por meio da encarnação.


Portanto, associa o conhecimento à recordação, ou seja, o conhecimento mais universal não é acessível só pela experiência ou pelas provas empíricas. A alma do ser humano, ao conhecer, não gera nova informação, mas “recorda” algo que já conhecia do mundo das ideias, uma etapa anterior à vida física (material).

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais