Buscar

Relacione a fala da Ministra com a crítica de que a atuação do Poder Judiciário como um poder moderador acaba desaguando em uma judicialização

💡 4 Respostas

User badge image

Ingrid Martins

A fala da Ministra nos diz que quando as decisões no âmbito político são incapazes de se concretizarem, as condutas sempre pedem uma intervenção de outro poder, então, a política acaba sempre levando seus membros a recorrerem ao judiciário como interventor.

Ou seja, ao invés de o poder legislativo tomar suas decisões de maneira autônoma, tal como o executivo, ambos acabam sendo moderados pelo judiciário, por iniciativa própria destes ou de algum terceiro.

Isso não é saudável para uma política madura; mas acaba sendo o resultado de um modelo político ultrapassado e corrupto.

Espero ter ajudado!

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/15329006#readmore

0
Dislike0
User badge image

Sérgio Schrapett

Quando se tenta resolver uma contenda, um conflito, se não conseguir por meios de acordo, entra-se com uma judicialização para que o juíz determine uma sentença, um resultado para tal contenda.
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Para responder corretamente essa pergunta, faz-se imprescindível saber qual é a fala da ministra, mas, de qualquer sorte, parece que a referida fala se remete a uma eventual exacerbação da judicialização das questões cotidianas, o que desagua na provovação (muitas vezes desnecessária) do pronunciamento jurisdicional.

Muitos críticos dessa realisade afirmam que a recorrente provocação judicial leva à transformação do Judiciário num "super Poder da República", ou mesmo "Poder Moderador", em alusão àquele que era o exercido pelo Imperador Dom Pedro I, por força da Constituição de 1824. Vale lembrar que, pelo Moderador, o monarca detinha poderes amplos sobre o Executivo, Legislativo e (então chamado) Judicial.

Na esteira dos que criticam o atual momento, até mesmo as Instituições de Estado pareceriam incapazes não dirimir seus conflitos internos, buscando o Judiciário para afirmar a última palavra, não sendo raros os casos em que parlamentares buscam a Suprema Corte para impedir tramitações de projetos de leis, por exemplo.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais