Buscar

dna mitocondrial é diferente do dna presente no núcleo ?

💡 4 Respostas

User badge image

Yago Barros

Sim! Por isso, a mitocôndria na evolução genética pode ser considerada  bactérias primitivas que foram englobadas pelas células eucariontes para estabelecer uma relação endosimbiose. Pois, a mitrocôndria em troca de nutrientes celulares, fornece atp para célula como energia.

Essa hipótese simbiótica fundamenta-se segundo três aspectos: primeiro pela existência de material genético próprio, característico de organismos ancestrais (DNA circular); em segundo pela presença de RNA ribossômico estruturalmente diferenciado (com menor teor protéico / conseqüentemente menor tamanho dos ribossomos) em relação aos da célula hospedeira; e terceiro, devido à existência de duas membranas constituindo as mitocôndrias, sendo a interna do organismo engolfado e a externa do organismo que efetuou a incorporação.  

1
Dislike0
User badge image

Paola Casteler

Sim. Mitocondrias e cloroplastos possuem DNA próprio

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As mitocôndrias são organelos célula responsável por fornecer a maior parte da energia necessária para a actividade celular (respiração celular). Eles atuam como usinas de energia da célula e sintetizam ATP à custa de combustíveis metabólicos (glicose, ácidos graxos e aminoácidos).
A matriz mitocondrial ou mitosol contém menos moléculas do citosol, embora ele contenha ions, metabolitos, DNA muito semelhantes aos de cadeia dupla bactérias, ribossomos 55S 70S (vegetais) de tipo, denominados mitorribosomas, realizando a síntese de algumas proteínas mitocondriais e contém RNA mitocondrial; isto é, eles têm as organelas que uma célula procariótica de vida livre teria.
As principais vias metabólicas para a vida ocorrem na matriz mitocondrial, como o ciclo de Krebs e a beta-oxidação doácidos gordos; os aminoácidos também são oxidados e algumas reações da síntese dos grupos ureia e heme são localizadas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais