Buscar

classificação dos ossos ???

💡 8 Respostas

User badge image

Lolly Macyel

Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em:


Ossos Longos: Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.  Exemplo: Fêmur.

 

Ossos Longos Exemplo Fêmur

Ossos Curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.  Exemplo: Ossos do Carpo.

Ossos Curtos Exemplo Ossos do Carpo

Ossos Laminares (Planos): São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Exemplos: Frontal e Parietal.

 

Ossos Planos Exemplo Osso Parietal

Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas.

Ossos Alongados Exemplo Costela


Ossos Pneumáticos: São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenoide.

Ossos Pneumáticos Exemplo Esfenoide

Ossos Irregulares: Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.  Exemplo: Vértebras.

Ossos Irregulares Exemplo Vértebra
Ossos 
Sesamoides: Estão presentes no
interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamoides, presentes em quase todos os seres humanos.

 

Ossos Sesamoides Exemplo Patela

 

Ossos Suturais: São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.

 

Ossos Suturais ossos localizados entre as suturas do cranio

1
Dislike0
User badge image

Marilia RR Nery

Osso longo    ex.: fêmur, tíbia

Osso curto     ex.: ossos do carpo e do tarso

Osso laminar     ex.: escápula, íleo

Osso Sesamóide    ex.: patela, hioideo

Osso Irregular     ex.: vertebras

Osso pneumático    ex.: seios da face, maxilar

Osso alongado    ex.: costela, clavícula

0
Dislike0
User badge image

Jimmy Torres da SIlva

Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares.

Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise e um corpo, chamado de diáfise. Este possui em seu interior um canal medular onde aloja a medula óssea.

Nos ossos ainda não ossificados (adolescência) é possível visualizar um disco cartilaginoso ou cartilagem epifisária, entre epífise e diáfise, relacionadas com o crescimento ósseo.

Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões. São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé).

Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros.

Já os ossos irregulares apresentam uma forma complexa, ou seja, possuem vários outros formatos em relação aos que já foram ditos aqui. Não corresponde a nenhuma forma geométrica conhecida. Exemplos marcantes são as vértebras, mandíbula e o osso temporal.

Os ossos pneumáticos apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestida de mucosa e contendo ar.

As cavidades são chamadas de seios ou sinus. Estes ossos se encontram no crânio (frontal, esfenóide, maxilar, etmóide).

O último tipo de classificação óssea, é o sesamóide. São pequenos e chatos. Eles são encontrados em tendões, nos lugares onde cruzam as extremidades dos ossos longos nos membros. Estes ossos são chamados de intratendíneos.

Encontram-se também em cápsula fibrosas nas articulações e são chamados de periarticulares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais