Buscar

Descreva sobre a História do Trabalho e sua relação com o Taylorismo

💡 4 Respostas

User badge image

Bianca Magalhães

Durante a II Guerra Mundial, o impulso acelerativo das mudanças tecnológicas – aviões cada vez mais velozes e radares para detectar aviões inimigos, submarinos e sonares – colocam o homem em situações de extrema pressão ambiental, física e psicológica. A partir desse cenário, evidencia-se a incompatibilidade entre o humano e o tecnológico, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e máquina. A Ergonomia nasce com os objetivos práticos de segurança, satisfação e bemestar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Ao contrário do Taylorismo, que buscava a eficiência e o aumento da produção, na Ergonomia, a eficiência vem como resultado, pois visa, em primeiro lugar, o bem-estar do trabalhador e parte do conhecimento do homem para fazer o projeto do trabalho, ajustando-o às suas capacidades e limitações humanas.

1
Dislike3
User badge image

Douglas Proença

No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.

0
Dislike0
User badge image

Caroline Aguiar

O taylorismo é um modelo de organização do processo produtivo criado por Frederick Taylor. Seu principal objetivo é aumentar a produtividade reduzindo o tempo.

Taylorismo é um modo de organização do processo produtivo criado por Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, em meio aos acontecimentos da Revolução Industrial. Com o objetivo de maximizar a produção, Taylor segmentou o processo produtivo, dando origem a uma forma de administração científica nas empresas, com uma nova organização do trabalho, focada na especialização dos trabalhadores e na função da gerência, criando então a chamada gerência científica.

Taylor constatou que a forma como o trabalho era organizado não gerava lucro, portanto, era ineficiente. A partir disso, passou a estudar maneiras de melhorar o rendimento de cada trabalhador, bem como buscar estratégias mais eficazes quanto à gerência, com o objetivo de aumentar a produção e diminuir o tempo gasto para produzir.

A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.

Para isso, era necessário que os funcionários recebessem instruções quanto à função exercida para que pudessem aperfeiçoar sua capacidade produtiva e permitir o máximo aproveitamento de suas habilidades. Assim, os trabalhadores passaram a ser selecionados segundo as suas aptidões e a receber treinamentos pautados em métodos científicos com atividades planejadas, otimizando o trabalho e o tempo. Cada funcionário exerceria uma função específica, ficando então alheio ao resultado final.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais