Buscar

Celula da cebola?

💡 1 Resposta

User badge image

Washington Atayde Boaretti

As células eucarióticas estão divididas em duas categorias: as células animais e as células vegetais. As células vegetais possuem organelos similares aos das células animais, no entanto possuem organelos únicos como a parede celular, os vacúlos.

Células da epiderme da túnica da cebola – Allium cepa (células vegetais)

A coloração é uma técnica importante para o estudo das células ao M.O.C. (Microscópio Ótico Composto), porque cada constituinte celular tende a absorver um determinado corante, evidenciando assim uma determinada estrutura. O vermelho neutro é um corante vital, que usado em baixa concentração, penetra a célula sem a matar, corando o vacúolo de vermelho e mantendo o citoplasma e os organitos incolores. O azul metileno é um corante vital que actua sobre o núcleo, corando-o de azul. A água iodada é um corante não vital que evidencia várias estruturas celulares. A água destilada não tem qualquer efeito nas estruturas das células.

Quando vimos a preparação do vermelho neutro ao M.O.C, conseguimos visualizar os vacúolos, porque reagem com o vermelho neutro. Ao observarmos a preparação de azul metileno ao M.O.C., conseguimos identificar melhor o núcleo, pois reagem o azul metileno. Na observação da preparação da água iodada ao M.O.C., vimos todas as estruturas da célula: citoplasma, parede celular e núcleo, pois a água iodada cora várias estruturas. Com a preparação da água destilada, o que observámos ao M.O.C. foram apenas o citoplasma e a parede celular, pois não se conseguia identificar mais nada, por isso é que é necessário usar corantes, consoante o que se pretende ver, pois eles reagem de forma diferente com cada estrutura da célula. Em todas as observações, conseguimos sempre identificar o citoplasma e a parede celular.

Concluiu-se que:

  • A célula eucariótica vegetal é constituída por núcleo, parede celular, citoplasma e vacúolos;
  • O vermelho neutro cora os vacúolos;
  • O azul metileno cora os núcleos;
  • A água iodada evidencia a parede celular, o citoplasma e cora o núcleo;
  • A água destilada é neutra, não provoca nenhum tipo de reacção; e
  • É necessário usar corantes na observação de células ao M.O.C, porque estes evidenciam determinadas estruturas das células.

 

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais