Buscar

A menor porção da molecula antigenica responsável pela interação com anticorpo ou linfócito T ?

💡 6 Respostas

User badge image

victoria oliveira

Epítopo.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Estamos falando do Epítopo. Um epitopo ou determinante antigénico é a porção de uma macromolécula que é reconhecida pelo sistema imunitário , especificamente a sequência de se ligar os anticorpos, que são os receptores das células B ou células T em um estado solúvel. Embora isso pensa-se que os epitopos derivados a partir de proteínas não possui, sequências obtidas a partir do hospedeiro que pode ser reconhecido, também são classificados como epitopos.

Anticorpos, livres ou fixos à matriz extracelular, ligam-se a moléculas antigênicas em uma superfície de ligação, formando assim complexos antígeno-anticorpo. Estas superfícies de ligação nas macromoléculas consistem em sequências específicas complexas denominadas determinantes antigénicos ou epítopos.

A maioria dos epítopos reconhecidos por anticorpos ou células B pode ser considerada como relevos de superfícies tridimensionais de uma molécula de antígeno ; esses relevos se encaixam com precisão e, portanto, ligam anticorpos. A parte de um anticorpo que reconhece o epitopo é chamada de paratopo .

1
Dislike0
User badge image

deborapsk Deby

EPITOPO

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais