Buscar

teoria da historia

“Sem dúvida, conviria marcar mais de uma nuance entre as psicologias de grupos. Cournot observou isso há muito tempo: eternamente inclinados a reconstruir o mundo sobre as linhas da razão, os franceses, em sua massa, vivem suas lembranças coletivas bem menos intensamente do que os alemães, por exemplo. Sem dúvida também, as civilizações podem mudar”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 41. 

A partir da leitura do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Teoria da História sobre as características da história, é correto afirmar que:

  A

como disciplina acadêmica, a História concentra-se nas ações dos homens e mulheres notáveis que marcaram a trajetória humana.

  B

o principal objeto de interesse da História são os governos e Estados, coletividades responsáveis pelas verdadeiras ações históricas da humanidade.

  C

assim como as biografias, a História busca se concentrar em um ou outro indivíduo para contextualizá-lo no passado da vida humana.

  D

a História lida exclusivamente com classes sociais e suas interações internas no desenrolar da temporalidade humana.

  E

a História está interessada nos grupos humanos, seus indivíduos e instituições, desde as maiores às menores coletividades, e ainda nos indivíduos que as constituem.

💡 7 Respostas

User badge image

Emerson Miranda

E) A História está interessada nos grupos humanos, seus indivíduos e instituições, desde as maiores às menores coletividades, e ainda nos indivíduos que as constituem.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos pôr em prática nosso conhecimento sobre História.
A História, é uma ciência que é responsável de estudar e pesquisar o ser humano e seus grupos, junto com tudo que os mesmos realizaram no espaço e no tempo. Dessa forma, a história analisa as coletividades e seus processos que aconteceram no passado, estudando as civilizações de todo mundo e de todas as línguas e arquivando essas pesquisas para a eternidade.
Visto isso, a resposta correta seria a letra E, que diz que a História se interessa pelos grupos humanos, seus indivíduos e instituições, das coletividades mais populosas até as menores, com a finalidade de descobrir como, porque e quando surgiram, se utilizando de inúmeros matérias como: documentos escritos, vídeos, entrevistas, desenhos, símbolos e itens arqueológicos.
3
Dislike0
User badge image

Ana Clara Cavalcante

Segundo Barros, no século XVIII, as ‘filosofias da história’ ganharam maior importância em sua produção, e ao longo do século XIX foram fundamentais para a emergência da Teoria da História. Isto se deve ao estabelecimento de condições epistemológicas para que sejam trazidas para o centro da discussão historiográfica as questões teóricas, ao lado das questões metodológicas.
Conforme Marques de Mello, a teoria da história teria uma expressão usada para casos distintos, sem distinção de casos. A polissemia da expressão teoria da história provém menos das noções relativas de teoria, do que dos significados possíveis que a palavra história pode tomar.

Quando Marques de Mello usa a palavra teoria para se referir ao modo de compreender, sistematizar ou interpretar por meio de documentos, que estabelece determinados padrões, conceitos ou princípios entre si a fim de entender, descrever e/ou explicar o objeto da observação. Mesmo que seja rigoroso e impessoal com sua forma de análise, a formulação de uma teoria sempre ocorre a partir de determinados valores, ideias e percepções do sujeito observador, o qual está inserido em um tempo, espaço e circunstâncias específicas. Para Marques Mello, a elaboração de uma teoria, oriunda da relação entre sujeito e campo de observação, não é dada, mas construída mutuamente de modo circular.
De acordo com Marques de Mello, a palavra história possui significações que são marcadas pelo tempo, e dizem respeito às relações das pessoas com o passado, presente e futuro. Dentre as diversas definições de história que se pode designar são estas:

Uma disciplina ou ciência praticada pelos historiadores;

Ações humanas no tempo,

historiografia;

Uma narrativa que pode ter ou não verossimilhança.

Nestes significados de história a teoria da história pode se utilizar da primeira e da segunda interpretação. Já a terceira acepção, historiografia, pode ser considerada o desenvolvimento da história enquanto disciplina, pois não existe escrita da história sem a reunião de operações e procedimentos disciplinares.
A partir do primeiro significado da palavra história, como disciplina, esta é praticada pela comunidade de historiadores. Desta forma, a compreensão de história relativa disciplina proporciona significado para o termo teoria da história como o estudo ou um modo de compreender os mecanismos de elaboração, distribuição, recepção e legitimidade de um conhecimento histórico acadêmico aceito como relevante entre os praticantes do ofício.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais